Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

David Nery: entre livros e fronteiras




O primeiro passo é ler muito. A leitura amplia horizontes e fortalece a escrita
  David Nery 


É com muita alegria que apresento aos nossos leitores esta entrevista com o escritor David Nery. Além de autor, viajante e apaixonado por história, é meu primo, filho de tio Cristóvão Nery, irmão do meu pai, Nivaldo Nery. 

Ambos nasceram na saudosa Vila de Santo Amaro de Ipitanga, atual município de Lauro de Freitas. Por isso, essa nossa conversa tem um significado especial para mim, não apenas pelo vínculo familiar, mas pela oportunidade de mostrar a trajetória de alguém que transformou experiências de vida, viagens e conhecimento em livros que atravessam fronteiras.

Morando em São Paulo e com cinco livros publicados, David reúne histórias de mais de quatro décadas de trabalho, viagens por 44 países e uma paixão crescente pela literatura. Nesta entrevista, ele fala sobre sua trajetória, suas obras, o universo da Fórmula 1, os aprendizados que acumulou pelo mundo e os próximos projetos que pretende lançar.

Um pouco sobre o escritor... 

Meus pais são baianos. Meu pai é de Lauro de Freitas e minha mãe de Camaçari. Eles se casaram e foram morar em São Paulo na década de 1970, quando a cidade ainda era conhecida como "Terra da Garoa". E foi onde eu nasci.

Quando eu tinha seis anos, voltamos para Salvador. Vivi minha infância e parte da adolescência em Itapuã até os 13 anos, quando nossa situação econômica nos levou novamente para São Paulo.

Hoje tenho 51 anos, moro em São Paulo e sou formado em MBA em Ciências da Computação com ênfase em Negócios pela PUC de São Paulo.

Comecei a trabalhar cedo. Aos nove anos ajudava meu pai na feira. Aos 13 anos iniciei minha trajetória profissional como contínuo em uma grande instituição financeira. Permaneci nesse mercado durante 37 anos, chegando à função de gestor.


A vontade de escrever surgiu depois de muitas viagens. Em 2010 realizei minha primeira viagem internacional e passei a registrar tudo o que via e vivia. Com o tempo percebi que escrever era uma forma de eternizar experiências e compartilhar aprendizados. Atualmente sou diretor cofundador da Manos & Ideias Factory 3D e continuo escrevendo nos momentos livres.

Escritor independente...

Tem sido uma experiência transformadora. Existe uma grande liberdade criativa. Posso escolher os temas, o ritmo e a forma como quero me comunicar com os leitores.

Ao mesmo tempo, a independência exige disciplina e dedicação. O escritor também precisa cuidar da divulgação, do relacionamento com os leitores e dos aspectos técnicos da publicação.

Mas a sensação de realização é enorme. Como costumo dizer, "cada livro publicado representa uma conquista pessoal".

As plataformas digitais...

Democratizaram o acesso à publicação. Hoje é possível alcançar leitores em diferentes lugares do mundo sem depender exclusivamente das editoras tradicionais.

Por outro lado, existe uma concorrência muito maior e a necessidade constante de divulgação. É um cenário que trouxe oportunidades e desafios.


Lifestyle F1 forte ligação com o automobilismo

Ler, viajar e a Fórmula 1...

A paixão pela Fórmula 1 vem da infância. Cresci acompanhando pilotos como Nelson Piquet e Ayrton Senna. Assistir às corridas nas manhãs de domingo era um ritual.

Mais tarde, tive a oportunidade de acompanhar provas em Interlagos e viver de perto toda a emoção das corridas.
 
Com o tempo, essa paixão ultrapassou as fronteiras do Brasil. Passei a visitar circuitos internacionais como Abu Dhabi, Barcelona e Mônaco.

A experiência mais marcante foi o Grande Prêmio de Mônaco. Aluguei um carro em Milão e percorri toda a Côte d'Azur até o Principado. Consegui dirigir pelas ruas que fazem parte do circuito e sentir um pouco da emoção vivida pelos pilotos. Foi uma experiência inesquecível. 

Ali percebi que estava unindo duas grandes paixões da minha vida: viajar e acompanhar a Fórmula 1

Mudanças na Fórmula 1...

A principal mudança está na tecnologia. Antigamente os pilotos dependiam muito mais da habilidade individual. Hoje existe uma enorme influência da telemetria, dos simuladores e dos sistemas eletrônicos.

Também acredito que a morte de Ayrton Senna teve um impacto profundo no interesse dos brasileiros pela categoria. Muitos torcedores deixaram de acompanhar a Fórmula 1 por não enxergarem outro ídolo nacional com a mesma força.


Entre os livros publicados, existe algum que tenha um significado especial?

Sim. "Um brasileiro: do Egito à Terra Santa entre desertos e promessas". Foi minha primeira grande viagem internacional e marcou o momento em que compreendi que poderia transformar experiências em livros.

Visitar Roma, Egito e Israel foi uma jornada de fé, história e autoconhecimento.

Qual marcou sua trajetória como escritor?

Também foi o livro da peregrinação. Nele faço conexões entre os lugares visitados e os relatos bíblicos. Passei por cenários ligados à história de José, Moisés, Davi e Jesus.
 
Mais do que um livro de viagem, tornou-se uma obra de evangelização

Auschwitz e Birkenau, na Polônia

Viagem que mais mexeu com seu emocionalmente?

A visita aos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau, na Polônia. Já havia conhecido o memorial Yad Vashem, em Israel, mas caminhar pelos locais onde ocorreram tantas atrocidades foi algo extremamente impactante.

Foi uma experiência que me fez refletir profundamente sobre a dignidade humana e o valor da vida.

O que mais inspira você na hora de escrever?

Minhas próprias vivências. Planejo cada viagem com muito cuidado, mas sempre deixo espaço para as surpresas do caminho.

Foi assim que nasceram livros como "Um brasileiro em Westeros", inspirado nos cenários reais de Game of Thrones, e "Um brasileiro na terra dos vikings", resultado das minhas experiências pela Escandinávia.

Cada viagem abre portas para novas histórias

Que conselho você daria para quem sonha em escrever um livro?

O primeiro passo é ler muito. A leitura amplia horizontes e fortalece a escrita. Depois disso, é importante organizar as ideias, criar um sumário e trabalhar o texto com paciência. O livro não nasce pronto. Ele vai sendo construído aos poucos.

O que essas viagens ensinaram sobre o Brasil?

Aprendi a valorizar ainda mais nosso povo. Temos uma cultura rica, uma gastronomia extraordinária e uma alegria que dificilmente encontramos em outros lugares.

Ao mesmo tempo, percebi que ainda precisamos avançar muito em áreas como educação, segurança e cidadania.

Onde os leitores podem adquirir seus livros?

Meus livros estão disponíveis no Clube de Autores e também na Amazon. Basta pesquisar por David Cesar de Jesus Nery.

Também existe um link direto na minha biografia do Instagram, @davidcnery.

Você pretende continuar investindo em livros físicos?

Sim. Apesar do crescimento dos formatos digitais, muitos leitores ainda preferem o contato com o livro impresso. Por isso, minhas obras já estão disponíveis tanto em formato físico quanto digital.

Próximos projetos?

Minha meta é publicar dez livros até o final deste ano. O sexto já está sendo escrito e abordará uma viagem por diferentes países da Europa e parte da Ásia. Também tenho planos para um livro sobre a América do Norte.

Cada novo projeto é uma portunidade de unir viagem, história e cultura

Mensagem final...

A vida é feita de desafios e cada obstáculo traz consigo uma oportunidade de aprendizado. Persistir nos sonhos é o que nos permite transformar realidades. 

O segredo está em acreditar, manter a disciplina e seguir em frente. Porque, no fim, o que realmente importa é a jornada e a coragem de continuar.


Márcio Wesley, jornalista, músico, professor e 
Conselheiro municipal de cultura na cadeira   
do Patrimônio Cultural | Instagram @marciowesleycnery
         
                     
David Nery: entre livros e fronteiras Reviewed by Márcio Wesley on junho 21, 2026 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.