Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

GELADEIROTECA MOVIMENTA O BAIRRO DE PITANGUEIRAS














   A geladeiroteca tem a intensão de despertar a leitura e o cuidado do bem coletivo. O Brasil tem uma dívida imensa com essas questões     




Recebi pelo “Zap” um vídeo sobre o projeto “Geladeiroteca”, uma iniciativa da professora Luciana Moreno e seu vizinho Djalma Luz, músico e fisioterapeuta. Procurei me informar sobre o projeto e fiquei extremante feliz ao saber que a comunidade de Pitangueiras aprovou a concepção e todo o desenvolvimento desta necessária atividade cultural. Sem dúvida, um avanço importantíssimo. Desse modo, para falar um pouco mais sobre o assunto convidei Luciana Moreno, “entendemos que o bairro possui uma rica produção cultural que não é visibilizada e é pouco reconhecida”, explica a professora. 

   

 

Ler faz parte do nosso cotidiano, afinal, passamos o dia lendo mensagens, placas, avisos, recados e muito mais. Se tratando de livros, a leitura amplia o nosso horizonte, aguça o senso crítico e a capacidade de buscarmos informações. O hábito da leitura eleva o desenvolvimento intelectual e neurológico. Pesquisas apontam que ler é um exercício físico extraordinário para o nosso cérebro, fortalecendo até mesmo a proteção contra doenças como Alzheimer. Portanto, ler só faz bem e nunca é tarde para começar.

 




 

Vídeo da geladeiroteca que recebi no Whatsapp 


  




Geladeiroteca...

 

Essa é a primeira que montamos, Djalma doou a geladeira,  mobilizou e mobiliza as redes através do perfil no Instagram @pitangueirasemcena. O artista Fael fez a arte que custumiza a geladeira. Vagner Santana arrumou o espaço e Guido Moreno construiu o cercado com a cobertura onde colocamos a geladeiroteca, assessorado por seu João. E muita gente doou livros! Eu, Jessé Ferreira; Norma Moreno e Paulo Gonçalves arrumamos os livros na ‘geladeiroteca’. A Dialogue Sustentabilidade fez o material gráfico. Ou seja, é uma ação que envolve muitas mentes, mãos e corações. A geladeiroteca não é uma criação nossa, existem ações como essa em outras localidades da Bahia e do Brasil que nos inspiraram.  

 






 

Dinâmica de organização...

 

Temos livros infantis, adultos e religiosos. As pessoas podem pegar até três livros por empréstimo, levar para casa e depois devolver. Temos uma seção em que as pessoas podem pegar os materiais e ficar com eles.

 



Apoiadores...

 

Por enquanto a comunidade e a empresa Dialogue Sustentabilidade.

 







 


Doações...   

 

Aceitamos doação de livros de literatura. Não aceitamos livros didáticos. Pedimos que entrem em contato através do nosso perfil no Instagram e não coloquem as doações na geladeira. Caso outras comunidades queiram fazer suas geladeirotecas, podemos relatar a partir de nossa experiência. No nosso caso, a intenção é criar ações coletivas e culturais em Pitangueiras.

 

 

Desafios e metas...

 

Fazer com que a comunidade usufrua e cuide do equipamento através de atividades culturais e de sustentabilidade. O nosso objetivo é impactar na formação de leitores e no cotidiano da nossa comunidade.  

 





 



Considerações finais...

 

Agradecer a todos os envolvidos neste projeto e pedir que as pessoas de nossa cidade também venham usufrui e nos ajude a cuidar deste equipamento de inclusão cultural. Esperamos desenvolver no entorno da geladeiroteca projetos culturais com periodicidade. O nosso município é rico culturalmente e aqui em Pitangueiras temos cineastas, capoeiristas, esportistas, músicos, cantores, religiosos, artesãos e gente ligada a culinária. A geladeiroteca tem a intensão de despertar a leitura e o cuidado do bem coletivo, além de unir e sensibilizar as pessoas. O Brasil tem uma dívida imensa com essas questões. O poder público brasileiro mostra que não dá conta das nossas demandas e que a organização social e coletiva é o caminho para agirmos na sociedade.                







Márcio Wesley | DRT/BA 5469

Jornalista com MBA em Comunicação 
e Semiótica na linguagem artística
GELADEIROTECA MOVIMENTA O BAIRRO DE PITANGUEIRAS Reviewed by Márcio Wesley on agosto 10, 2021 Rating: 5

3 comentários:

  1. Fico muito feliz com essa iniciativa de ponto de leitura. Parabenizo a professora Luciana Moreno e todos os colaboradores dessa linda iniciativa literária. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.