Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Rede Emunde: turismo cultural sustentável

Cultura popular de Lauro de Freitas
"Lauro de Freitas é o maior metro quadrado cultural da Região Metropolitana"



Hoje iremos abordar um modelo de gestão participativo através da Rede Emunde, que há sete anos desenvolve projetos e encontros com a finalidade de equilibrar as necessidades socioculturais, utilizando as vocações comunitárias e os recursos naturais em prol do desenvolvimento sustentável. A nossa conversa é com o administrador de empresas e consultor cultural, Edson Costa, 62 anos, “o objetivo da Rede é ampliar o desenvolvimento do turismo cultural e o empreendedorismo étnico-afro, aliado a economia solidária”, resume o experiente consultor. Vamos conhecer um pouco mais sobre este projeto que vem melhorando a qualidade de vida da nossa gente, propondo a participação popular e a equidade na distribuição de renda.   

 

 

Cultura Popular de Lauro de Freitas
"A nossa cidade é o portal da Costa dos Coqueiros e tem 
como atrativo turístico o fenômeno cultural e suas fortes tradições "

        

 

Mapa cultural...

 

A nossa cidade é o portal da Costa dos Coqueiros e tem como fenômeno cultural fortes tradições como reisados; afoxés, blocos afros, festas religiosas e populares que carregam a tradição cultural e popular como os festejos da Emancipação; Iemanjá; Santo Antônio de Portão; Santo Amaro de Ipitanga; São João e o carnaval com forte apelo cultural. A Semana Santa com as encenações da Paixão de Cristo do Centro e de Itinga. Temos ainda quatro mil terreiros e três mil capoeiristas. Lauro de Freitas é o maior metro quadrado cultural da Região Metropolitana. O município é um grande território de entretimento como Vilas do Atlântico, que reúne música e gastronomia diversificada. Uma orla excepcional, 250 tabuleiros cadastrados, um quilombo banto de grandes heranças culturais e uma reserva indígena. 


 

 

Edson Costa, Rede Emunde
Consultor Edson Costa, Rede Emunde 




Durante a pandemia...


Realizamos algumas lives de formação com participações da comunidade, lideranças, agentes culturais e profissionais diversos compartilhando experiências interessantes neste momento delicado em que estamos passando e mobilizando a sociedade com doações de máscaras, álcool em gel e alimentos em parceria com a ABAM – (Associação das baianas de acarajé) e dentre outros parceiros.   

 



Rede Emunde, Lauro de Freitas, Bahia
Em 2018 a Rede Emunde articulou a vinda do fórum social mundial para 
Lauro de Freitas com seis nações africanas e cinco estados brasileiros



Planos e projetos...


As redes precisam melhorar suas tecnologias, construir cursos de formação em parceria pública e privada no desenvolvimento integrado e sustentável, pois, foi justamente isso, que nos salvou em tempo pandêmico e, certamente, será a nossa saída estratégica. Nossa expectativa é que a cultura e a tecnologia das redes populares culturais, científicas, econômicas, educacionais, comunicacionais e da saúde se integrem para vencermos a crise provocada pela Covid-19, que praticamente paralisou a economia global.    



 

Rede Emunde
"Realizamos algumas lives de formação com a participação da comunidade"




O que precisa ser feito...

 

Precisamos compartilhar esta ‘Rede cultural e de economia integrada’ com as comunidades, governo, terceiro setor e iniciativa privada. Universidades, mídias, redes sociais, aeroporto, metrô e municípios. Todos unidos em uma única rede. É isso que estamos propondo com as “nove vias de turismo de Lauro de Freitas e o portal turístico da Costa dos Coqueiros”.



 

A memória cultural com desenvolvimento
socioeconômico e turismo cultural sustentável




Considerações finais  


Temos muito por fazer e Lauro de Freitas tem vocação econômica, turística e cultural. Entretanto, sabemos que é um projeto de médio a longo prazo, mas se pensarmos em ‘Rede’ iremos atravessar as barreiras postas, inclusive, o impacto da pandemia aqui e no mundo. Precisamos criar perspectivas de um futuro melhor, a partir daquilo que o município tem.


*Fotos do jornalista Márcio Wesley e da Rede Emunde




Márcio Wesley | DRT/BA 5469

 Jornalista | MBA em Comunicação 
 e Semiótica na linguagem artística | 
 Licenciando em História
www.blogdomarciowesley.com.br





 

 



 

 

 



Rede Emunde: turismo cultural sustentável Reviewed by Márcio Wesley on abril 16, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.