Arte na pandemia: reinventar é preciso!
Os artistas estão se reinventando e a “Live” é uma maneira de continuar a jornada na esperança de dias melhores. Antes da pandemia o quarteto de música instrumental Bago de Jazz, mantinha uma rotina de quatro shows semanais. Buscar alternativas foi a solução para amenizar a situação, ficar reclamado não vai adiantar muita coisa. O Bago é conhecido pela proatividade e o empreendedorismo cultural e migrar para o mundo digital foi um passo importante para manter moderadamente as atividades. O nosso papo é com um amigo do peito e um cara que admiro muito. Músico, produtor cultural e um tecladista de mão cheia. Com vocês Luciano Pinto, uma pessoa iluminada, um artista extraordinário, com conhecimento técnico e uma larga experiência no campo musical.
Durante a pandemia o Bago continuo sua caminhada, realizou uma Live no canal do Youtube e dezenas de outras pelo Instagram, qual a diferença entre as plataformas?
- A diferença é a quantidade de pessoas que precisam estar envolvidas e a necessidade de conhecimento técnico específico para cada uma. No Youtube a Live deve ser transmitida na horizontal, preferencialmente pelo computador ou laptop. Tem que ter um técnico de streaming que domine o software “OBS Studio” ou similares. Precisa de câmeras externas de boa resolução e lentes especiais. Placa de áudio externa que permita estabelecer a conexão do som dos músicos com o computador e um engenheiro de áudio com conhecimento técnico para fazer todos os ajustes de volume, equalização, mixagem, atrasos e atender os padrões mínimos exigidos pelo YouTube. Enfim, para se fazer uma boa Live no YouTube é necessário um investimento mínimo ou patrocinadores para viabilizar a produção.
No Instagram tudo é mais simples e pode se fazer uma Live com a capitação de imagem e som diretamente do celular ou adicionar um simples equipamento de sinc de áudio como uma “GO mix Roland” e já sair transmitindo sem maiores complicações. O formato ideal para a Live no insta é com o aparelho na vertical. Em ambos os casos é importante uma boa conexão de internet WI-FI ou no mínimo 4G.
O Bago tinha uma rotina de apresentações semanais bem movimentada antes do impacto pandêmico, como está sendo reinventar?
- Não está fácil! Precisamos ter coragem, força, apoio e união. Já entendemos o nosso projeto como algo sério e profissional. Somos empreendedores da nossa arte e acreditamos nela, por isso se reinventar é necessário para não pararmos de vez.
O Bago de Jazz sempre quebrando paradigmas, lançando está semana um álbum virtual ao vivo. Sem edição, tudo orgânico gravado durante uma Live no Instagram do grupo. O álbum intitulado de “Garagem do Bago Live”, disponível na plataforma “Sua Música”.
- Acho que isso ajuda a manter a verdade do momento, eternizando as emoções e toda escolha feita na hora dos improvisos. Acredito que isso contagie muito mais o público que prefere a verdade mesmo que ali se revele alguma imperfeição.
Considerações finais?
Galera tenho observado uma importante movimentação em direção aos governantes no sentido de fazê-los entender a necessidade de um auxílio emergencial para a nossa classe. Sim, eles precisam olhar com sensibilidade para o nosso setor. É indispensável que todos os músicos e artistas a cada dia se profissionalizem e aproveitem a tecnologia e as redes sociais ao seu favor. A solidariedade entre os músicos de Lauro é real! Está acontecendo uma grande movimentação solidária que tem conseguido recolher e distribuir alimentos para nossos artistas. Resta agora um plano de cuidado e de ação imediata dos governantes a favor dos artistas.
Siga o Bago de Jazz
O Bago de Jazz tem três álbuns disponíveis nas plataformas digitais: “Alegria”, “Sucessos da Lapa” e o mais recente "Garagem do Bago Live", gravado de forma orgânica. No canal do Youtube você vai encontrar dezenas vídeos. E se quiser seguir o grupo nas redes sociais: Instagram @bagodejazz, Facebook Bago de Jazz e no Youtube Bago de Jazz. Nesta sexta-feira tem "Live na Garagem" e sorteios de brindes para o público, a partir das 19h no Instagram @bagodejazz.
Márcio Wesley | DRT/BA 5469

Sucesso amigos
ResponderExcluirObrigadooooo!
ExcluirÓtimas dicas!
ResponderExcluirValeu, estamos juntos nesta jornada....
Excluir