Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Arte na pandemia: reinventar é preciso!




Luciano Pinto - Bago de Jazz
Luciano Pinto: "somos empreendedores da nossa arte e acreditamos nela" 


Os artistas estão se reinventando e a “Live” é uma maneira de continuar a jornada na esperança de dias melhores. Antes da pandemia o quarteto de música instrumental Bago de Jazz, mantinha uma rotina de quatro shows semanais. Buscar alternativas foi a solução para amenizar a situação, ficar reclamado não vai adiantar muita coisa. O Bago é conhecido pela proatividade e o empreendedorismo cultural e migrar para o mundo digital foi um passo importante para manter moderadamente as atividades. O nosso papo é com um amigo do peito e um cara que admiro muito. Músico, produtor cultural e um tecladista de mão cheia. Com vocês Luciano Pinto, uma pessoa iluminada, um artista extraordinário, com conhecimento técnico e uma larga experiência no campo musical.  


 

Luciano Pinto, Teclados Roland Brasil
"Podemos fazer uma live pelo celular utilizando uma GO mix Roland"

 



Durante a pandemia o Bago continuo sua caminhada, realizou uma Live no canal do Youtube e dezenas de outras pelo Instagram, qual a diferença entre as plataformas?


- A diferença é a quantidade de pessoas que precisam estar envolvidas e a necessidade de conhecimento técnico específico para cada uma. No Youtube a Live deve ser transmitida na horizontal, preferencialmente pelo computador ou laptop. Tem que ter um técnico de streaming que domine o software “OBS Studio” ou similares. Precisa de câmeras externas de boa resolução e lentes especiais. Placa de áudio externa que permita estabelecer a conexão do som dos músicos com o computador e um engenheiro de áudio com conhecimento técnico para fazer todos os ajustes de volume, equalização, mixagem, atrasos e atender os padrões mínimos exigidos pelo YouTube. Enfim, para se fazer uma boa Live no YouTube é necessário um investimento mínimo ou patrocinadores para viabilizar a produção.






Lives musicais pelo Instagram
Lives movimenta a cena cultural 





No Instagram tudo é mais simples e pode se fazer uma Live com a capitação de imagem e som diretamente do celular ou adicionar um simples equipamento de sinc de áudio como uma “GO mix Roland” e já sair transmitindo sem maiores complicações. O formato ideal para a Live no insta é com o aparelho na vertical. Em ambos os casos é importante uma boa conexão de internet WI-FI ou no mínimo 4G.




 

Live na garagem pelo Instagram @bagodejazz

 


O Bago tinha uma rotina de apresentações semanais bem movimentada antes do impacto pandêmico, como está sendo reinventar?  


- Não está fácil! Precisamos ter coragem, força, apoio e união. Já entendemos o nosso projeto como algo sério e profissional. Somos empreendedores da nossa arte e acreditamos nela, por isso se reinventar é necessário para não pararmos de vez.

 




 

Bago de Jazz
Levy Maia (Sax e flauta), Márcio Wesley (bateria), 
Alan Moraes (baixo) e Luciano Pinto (piano elétrico)     




O Bago de Jazz sempre quebrando paradigmas, lançando está semana um álbum virtual ao vivo. Sem edição, tudo orgânico gravado durante uma Live no Instagram do grupo. O álbum intitulado de “Garagem do Bago Live”, disponível na plataforma “Sua Música”.


- Acho que isso ajuda a manter a verdade do momento, eternizando as emoções e toda escolha feita na hora dos improvisos. Acredito que isso contagie muito mais o público que prefere a verdade mesmo que ali se revele alguma imperfeição.



 

 

Bago de Jazz
Bago de Jazz música instrumental de Lauro de Freitas   



Considerações finais?

 

Galera tenho observado uma importante movimentação em direção aos governantes no sentido de fazê-los entender a necessidade de um auxílio emergencial para a nossa classe. Sim, eles precisam olhar com sensibilidade para o nosso setor. É indispensável que todos os músicos e artistas a cada dia se profissionalizem e aproveitem a tecnologia e as redes sociais ao seu favor. A solidariedade entre os músicos de Lauro é real! Está acontecendo uma grande movimentação solidária que tem conseguido recolher e distribuir alimentos para nossos artistas. Resta agora um plano de cuidado e de ação imediata dos governantes a favor dos artistas.




Siga o Bago de Jazz


O Bago de Jazz tem três álbuns disponíveis nas plataformas digitais: “Alegria”,  “Sucessos da Lapa” e o mais recente "Garagem do Bago Live", gravado de forma orgânica. No canal do Youtube você vai encontrar dezenas vídeos. E se quiser seguir o grupo nas redes sociais: Instagram @bagodejazz, Facebook Bago de Jazz e no Youtube Bago de Jazz. Nesta sexta-feira tem "Live na Garagem" e sorteios de brindes para o público, a partir das 19h no Instagram @bagodejazz. 

        

 

 

 Márcio Wesley | DRT/BA 5469

 Jornalista | MBA em Comunicação 
 e Semiótica na linguagem artística, 
  Licenciando em História
www.blogdomarciowesley.com.br


Arte na pandemia: reinventar é preciso! Reviewed by Márcio Wesley on abril 14, 2021 Rating: 5

4 comentários:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.