"A cigana do mundo"
O teatrólogo Renato Lima e seu livro psicográfico "A cigana do mundo" |
Este livro é uma experiência significante em minha vida. Compartilhar a história de uma mulher forte, determinada e à frente do seu tempo vem sendo uma tarefa prazerosa e de muito aprendizado
Renato Lima
O livro "A cigana do mundo" do diretor e ator Renato Lima, narra a vida e a morte da cigana Joana Guerreira, que segundo seus relatos via mediunidade intuitiva, viveu na Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga (atual Lauro de Freitas), por volta dos anos de 1800, século XVIII. A cigana e sua família fizeram moradia nos arredores da igreja de Santo Amaro de Ipitanga, presenciando parte da conclusão da construção do templo.
Ciganos na obra de Antoni Kozakiewicz de 1884 |
O enredo aborda episódios marcados por xenofobia sofrida pela cigana e seus familiares (repulsão em relação a ser estrangeiros, preconceitos com a cultura e hábitos). A obra junta o passado com o presente, mostrando que os tempos atuais a xenofobia ainda é marcante nas comunidades ciganas do Brasil. "Eles são vistos com olhares adversos em relação a sua cultura", observa Renato.
O autor explica que além de ser uma obra espiritualista de cunho literário livre, "A cigana" traz uma grande contribuição para cultura circense, onde a personagem principal passa a maior parte de sua vida mostrando a realidade dos artistas nômades. Podemos avaliar que o escritor através de sua obra embora psicografada, permite o encantamento pela história ancestral do povo ipitanguense.
A festa literária marcada para 27 de agosto às 18h no Teatro de Lauro de Freitas com entrada gratuita |
O lançamento será neste próximo domingo, 27/08, a partir das 18h, com entrada gratuita. A estreia do livro conta com apoio da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas - ALALF.
Spoiler
Um toque artístico promete espreitar o público com performance do autor instigado pelo teatro, dança, poesia e improvisos. Renato Lima contará com as participações especiais do músico e escritor Márcio Wesley, na bateria e elementos percussivos, Valdir Junior, teclado e Cassiano Faleta, saxofone.
Livro "A Cigana do mundo"
Dia 27 de agosto, 18h
Teatro de Lauro, praça da Matriz
Entrada gratuita
------------------------------------------------------------------------
Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista com MBA em Comunicação
e Semiótica na linguagem artística / Licenciando em Artes
Estaremos todos lá
ResponderExcluirMagnífica obra literária espiritualista
ResponderExcluirUm grande livro escrito por uma grande pessoa @Renato Lima meu grande amigo com muito carinho
ResponderExcluirLivro muito bom!
ResponderExcluirMagnífica obra Renato este livre vai guiar muitas pessoas
ResponderExcluirA cigana passou pelas terras de Ipitanga no século xvi tá no livro
ResponderExcluir