Luana Ingry se prepara para turnê junina 2023
Acredito que a salvaguarda das diversas matrizes tradicionais forrozeiras precisam e devem se manter presente durante todo o ano e em todos os eventos possíveis do Brasil
Luana Ingry
A cantora forrozeira Luana Ingry, moradora do Parque Santa Rita, Itinga, Lauro de Freitas, já está prontinha para sua turnê junina e em breve promete lançar mais uma nova canção de trabalho que vai balançar a galera.
Seu atual sucesso, inclusive, elogiado pelos fãs e produtores musicais se chama “É Mais Que Dez”, um canção que fala
sobre o amor de um casal apaixonado e o perfil de um homem que toda mulher
sonha nesta vida.
Após diversos shows em festivais na Bahia, seus últimos trabalhos cantando e encantando os forrozeiros foram através da parceria com ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada), que conduziu a artista de Lauro de Freitas para três circuitos de vaquejada em João Pessoa, Juazeiro e Esplanada, na Bahia.
A agenda de Luana já está começando surgir convites de vários municípios baianos que desejam o show da artista nas grandes festas dos santos juninos: Antônio, São João e São Pedro.
“A cadeia artística de modo geral, sobretudo a forrozeira,
passou momentos ruins nesses dois últimos anos devido a pandemia. Estou muito
confiante, a poeira baixou e com a benção de Deus e dos santos juninos teremos uma festa
linda em nosso Nordeste”, comenta a cantora.
O forró é Patrimônio Nacional, espero que agora o forró possa ter o seu devido lugar em nosso país
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), declarou o forró como Patrimônio Cultural do Brasil em 2021, reunindo neste importante ato de preservação cultural brasileira os ritmos nordestinos como xote, xaxado, baião, chamego, pé-de-serra, galope e dentre outros.
“Suponho que com o registro do forró como Patrimônio Cultural, os fomentos, contratações, projetos e editais, possam ocorrer durante todo o ano, não apenas no mês temático”, sugere Luana.
A forrozeira explica que o poder público deve se comprometer em manter as tradições e a memória cultural brasileira, ampliando as políticas públicas no segmento com bandas e artistas que preservem as raízes juninas, além de investimentos para as tradições ligadas as quadrilhas juninas também.
Minha vida é andar
Por esse país
Para ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei
Luiz Gonzaga
“Estamos torcendo e acompanhando de perto. Estou muito feliz com a presença de uma mulher, nordestina, baiana, cantora e atual gestora do Ministério da Cultura em nosso país, a nossa querida Magarethe Menezes, que terá um olhar diferenciado neste sentido”, fala com esperança Luana Ingry.
Luana também comentou sobre trabalhos fora da Bahia, junto com as cantoras Nádia Maia (PE) e Eloísa Olinto (PB), mas não conseguimos o famoso spoiler, quem sabe numa próxima entrevista possamos ter maiores informações. Até lá desejamos sucesso a nossa cantora de Itinga. Esperamos que a Prefeitura de Lauro de Freitas não deixe de fora essa grande artista de nossa cidade, segue aqui a nossa recomendação.
Contato para shows: (71) 99278-9620
Instagram: @luanaingry

Nenhum comentário: