Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

IV Mostra Jazz Lauro


IV Mostra Jazz Lauro  - Logo
Dias 20, 21 e 22 de janeiro 




Venha aí a IV Mostra Jazz Lauro, um projeto  realizado em Lauro de Freitas, reunindo atrações do segmento jazzístico da localidade com participações de artistas de gêneros diversos (teatro, dança, poesia, artes plásticas, artesanato,  literatura e rodas de conversas),  aliado a gastronomia contemporânea. Uma união mais que perfeita em um lugar surpreendente.


IV Mostra Jazz Lauro
Quintal 4J em Ipitanga, Lauro de Freitas  

Essa próxima edição será no Quintal 4J em Ipitanga. Se você ainda não conhece, vale visitar e se encantar com o charmoso quintal ao ar livre, tranquilo e com uma praça gastronômica incrível durante a IV Amostra: Hamburgueria Burger d’Mar; Pizzaria 11:11; Chef João Paulo (Parrilla 4J); Chef Anderson Lima (Poderoso Chefão) e Chef Marcão (Bons de Fogo).    

                  

IV Mostra Jazz Lauro
Parrilla 4J, Burger d’Mar e Pizzaria 11:11 


E será neste quintal que a IV Mostra Jazz Lauro vai deitar e rolar durante os dias 20, 21 e 22 janeiro. As atrações principais já estão confirmadas: Trio Camará; Júlio Caldas e Bago de Jazz, além de participações especiais de artistas convidados. 


No dia 20 (sexta-feira), a partir das 16h, o evento contará com uma "Roda de Conversa Literária" com escritores da cidade e região. No segundo dia (sábado, 21/01), a partir das 16 horas, "Roda de Conversa Cultural" com o tema "Perspectivas para 2023", aberto ao público.    


A novidade desde ano será a feira de artesanatos  reunindo peças diversificadas com a curadoria da artista plástica Maria Mandalah e a participação de artesãos e artistas da região.     






Mantendo a tradição


A Mostra é um pequeno caldeirão de possibilidades que perpassa pela música, literatura, artes plásticas, poesia, dança, teatro, gastronomia e muito mais. O céu é o limite desta combinação. A construção deste hibridismo cultural gera uma conjunção de possibilidades que dão origem a novas formas de experimentar, observar e sentir a cultura num grande ato de amor e dedicação, despertando sentimento de esperança e avivamento coletivo.         

 


Produção colaborativa


A Mostra Jazz Lauro é uma produção colaborativa com a participação ativa de artistas, amigos, familiares, comunidade e pequenos empreendedores. Uma união com o desígnio de semear cultura, trocar experiência e compartilhar arte. Este espírito cresce a cada edição! 



Objetivo 


Incentivar a difusão do jazz e gêneros artísticos congregados, atrair o turismo cultural, renda, trabalho e visibilidade para o município, além de reascender os movimentos culturais com novos caminhos, sem perder a essência das tradições e a contemporaneidade.   

 


Nascimento da Mostra Jazz Lauro

 

O projeto surgiu de uma concepção vivida pelo jornalista, músico autodidata e produtor cultural Márcio Wesley, através do quarteto Bago de Jazz, grupo que faz parte (criado em 2014), que tem como desígnio o incentivo, aprendizado e a popularização da música instrumental.


Desse modo, vislumbrou estimular em sua cidade natal uma mostra de jazz no Cine Teatro do município, inspirado nos grandes festivais, entretanto, com os pês no chão e focado na comunidade.


Em 2017 nasceu a primeira edição, Wesley tirou do papel e colocou em prática. Com recurso próprio realizou o pagamento da pauta do teatro e com o auxílio dos amigos do Bago de Jazz, agilizou a sonorização. Tento apenas a bilheteria como segurança para os pagamentos (dos cachês) dos artistas que se apresentaram durante dois dias. O resultado foi interessante, o público acolheu e a I Mostra aconteceu magicamente. 

 


II Mostra 


Foi no ano seguinte, 2018, no palco do Cine Teatro de  Lauro de Freitas, ainda baseado na primeira edição, Márcio Wesley garantiu a pauta do teatro (aluguel e pagamentos de cachês mínimos dos músicos) com parte da bilheteria e vendendo alguns pratos de bateria do seu set. Como ele mesmo gosta de falar, “cultura quem quer faz, não espera acontecer”.

 


III Mostra


Em 2021 partiu para algo inusitado saindo do ambiente fechado do teatro para um restaurante aberto e arejado, atendendo as demandas da crise sanitária provocada pela pandemia. Alinhou o projeto com a moderna e universal gastronomia do Restaurante Poderoso Chefão (no centro de Lauro), conduzido pelo Chef Anderson Lima. A partir daí a Mostra saiu do nicho da arte musical para o multiculturalismo. 


Nesta edição se juntou a produção a Laurocriativa, através do agente cultural Peri Rudá, assumindo a missão da Produção Executiva com objetivo de acompanhar as demandas da Amostra durante toda sua organização.            

 


IV Mostra Jazz Lauro


A ideia é fazer com que cada edição seja produzida em lugares distintos de Lauro ou região, dando ao público o ar de experimentação de novos ambientes. Agora, será no Quintal 4J, o local tem tudo a ver com a singularidade do projeto.  

 


 

Programação

 


 Camará | 20 de janeiro | 19h | Sexta-feira


IV Mostra Jazz Lauro

Os músicos resolveram unir suas habilidades durante a pandemia para diminuir a tensão provocada neste período cinzento. O grupo instrumental é focado no resgate de temas lançados na era dos LP’s, trazendo um repertório atemporal baseado no samba jazz e suas influências com total liberdade de expressão. O Camará é composto pelo saxofonista Cassiano Faleta, violonista André Jordão, tecladista Felipe Vilela e o baterista Márcio Wesley.



Roda de conversa literária 

Novos escritores 


- Dia 20 de janeiro (sexta-feira) 

- Horário 16h 

- Mediador Márcio Wesley 

- No Quintal 4J - Ipitanga

- Público livre

- Produção Alessandra Dultra  





Júlio Caldas | 21 de janeiro | 19h | Sábado  


IV Mostra Jazz Lauro


Músico, produtor e pesquisador de instrumentos de cordas dedilhadas. Possui sete álbuns: Pitecantropus Erectus; Café com Blues / Tipo Exportação; Júlio Caldas Quarteto / Choro Rock; Viola de Arame; Júlio Caldas & Choro Rock - Circuito Guitarra Baiana; Blues, Baiões e Psicodelia e Canções Amigas, este último lançado em 2020 em todas plataformas digitais.


Pesquisador da guitarra slide, do lap steel, do dobro e do weissenborn, instrumentos que trazem ao seu show um foco numa sonoridade vintage. Nas apresentações experimenta subgêneros como o delta bluesswing, shuflleslow, rock com improvisações e interações que remetem a um ambiente jazzy.


Roda de conversa 

Cultura e perspectivas para 2023


- Dia 21 de janeiro (sábado) 

- Horário 16h 

- Mediador Edvaldo Palhaço 

- No Quintal 4J - Ipitanga

- Público - comunidade artística 





Bago de Jazz | 22 de janeiro | 19h | Domingo



IV Mostra Jazz Lauro


O quarteto formado em 2014 possui um repertório com temas autorais, MPB, bossa nova, pop e standards de jazz. Dois álbuns lançados “Alegria” e “Sucessos da Lapa”. Os músicos do Bago de Jazz são conhecidos por popularizar a música instrumental, implementar o empreendedorismo cultural, tocar com dinâmica, espiritualidade e sentimento. Seus shows são uma viagem musical. No sax e flauta Levy Maia, piano elétrico, ukulele, pandeiro e escaleta Luciano Pinto, baixo Alan Moraes e bateria Márcio Wesley.  




Maiores Informações | (71) 99933-7325, 99935-5556 e 99152-2035

 



#museujálaurodefreitas

 ----------------------------------------------

Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista com MBA em Comunicação
e Semiótica na linguagem artística | 
Licenciatura em Artes Visuais



IV Mostra Jazz Lauro Reviewed by Márcio Wesley on janeiro 14, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.