Sarau Camará 60 anos | Emancipação de Lauro
Sarau Camará é um espetáculo multicultural com a participação de artistas de Lauro de Freitas conduzido pelos músicos do trio instrumental “Camará”, tendo André Jordão (violão e direção musical), Cassiano Faleta (sax e direção musical), Márcio Wesley na bateria e direção do espetáculo. Na produção cultural Peri Rudá (Laurocriativa), equipe de apoio Rita Sommer e Zene Luz.
A atividade é o resultado de uma série de saraus em que o grupo tem participado e produzido no município. O escopo do espetáculo gira em torno da celebração aos 60 anos de emancipação política de Lauro de Freitas (comemorado no dia 31 de julho) e em apoio a proposta que requer a troca do nome do teatro para Cine Teatro DUZINHO NERY.
O sarau acontecerá no dia 22 de julho (sexta-feira), a partir das 18 horas, com interativa no foyer (sala de entrada), logo em seguida, às 19h40, o espetáculo multicultural "Sarau Camará" dará sequência no interior do teatro.
Ao diretor Duzinho
Um dos mais importantes diretores de teatro, produtor cultural, escritor e poeta que nos deixou ano passado. A sugestão do nome surgiu da própria comunidade e de artistas, uma justa homenagem para quem dedicou a vida ao teatro laurofreitense.
Foi nos anos 80 que Duzinho vivenciou as artes cênicas no recém inaugurado Cine Teatro de Lauro de Freitas. Experimentou a interpretação numa das primeiras oficinas e nunca mais parou. Foi paixão a primeira vista! E desse modo expressou sua vocação dirigindo, atuando e escrevendo peças. Criou a Cia Tavolá de Teatro e representou sua terra natal em festivais pelo Brasil a fora.
#CineTeatroDuzinhoNery
Duzinho encerrou sua trajetória onde tudo começou. Antes de partir (em dezembro de 2021) fez questão de lançar seu segundo livro “O Diário do Rei” no Cine Teatro ao lado de amigos e familiares. O nosso querido "Rei" é uma figura inesquecível, um dos mais importantes gestores culturais e artista desta terra, onde nasceu, se criou e completou sua jornada deixando um legado grandioso (livros publicados, peças teatrais, prêmios em festivais, FIT - Festival Ipitanga de Teatro e a encenação da Paixão de Cristo, que acontece há mais de 20 anos, considerado o maior espetáculo teatral a céu aberto da Bahia), contribuindo fortemente para o alicerce cultural do município. Os artistas de sua cidade e moradores estão ansiosos para eterniza-lo com o nome: Cine Teatro Duzinho Nery, uma reverência a quem dedicou a vida ao teatro, uma questão de pertencimento natural com o local.
Abertura no Foyer - 18 horas
Uma feira literária com cordéis do professor Gildásio Freitas, lançamento de obras do escritor e pesquisador Diego Coping, livros do saudoso Duzinho Nery e um livro/coletânea com 13 escritores do município representados pelo professor Tássio Simões Cardoso.
Uma exposição com telas da renomada artista plástica Débora Fontes, com tema Duzinho Nery, dará um tom especial no salão de entrada aliada com show intimista de um quarteto de música erudita (REMUSC). Será uma noite memorável de celebração aos 60 anos de emancipação e de enraizamento da memória do saudoso Duzinho Nery, um ilustre filho das terras de Ipitanga.
Sarau multicultural
A entrada para o espetáculo será gratuita, obedecendo todas as normas e dinâmicas do espaço. Além do trio Camará o palco receberá interferências de diversos artistas, a exemplo de atores do Teatro do Oprimido e GTO Bahia. Trupe do Polo de Atores e Arcas de Ipitanga declamando cordel do historiador Gildásio Freitas.
Dançarinas do Ateliê da Dança, poetas Gabriela Muniz e João Paulo. O cenário do palco ficará por conta da talentosa artista plástica Kátia Cunha, com telas e obras de sua autoria. Ainda na programação o coreógrafo Joel Daltro com sua ancestralidade afro-baiana e poesia periférica.
Serviço
Data: 22 de julho (sexta-feira)
Horário: 18h até 21h
Onde: Cine Teatro de Lauro de Freitas
Entrada: gratuita
Agradecimentos
Prefeitura de Lauro de Freitas: Gabinete, SECULT - LF e SEMED
Coriolano Oliveira, Cine Teatro de Lauro de Freitas, Cicero André (e servidores do teatro), Lula Maciel (e sua equipe), Edimilson Sales, André Pereira, Vânia Galvão (Semed), Idaci Ferreira (Cidade Educadora), Tinho Ferreira (Semed), Moema Gramacho, Naide Brito, Edvaldo Palhaço, Presídio Filho, Alexandre Marques, Rubinho, Alan Nery, Camila Vianna, Roque Fagundes, Armando Libório, Armindo Pinto, Boteco Culto (Carvalho), Tobé Velloso, Murilo (técnico do teatro), Empório 4J, Revista Vilas Magazine, Rádio Lauro de Freitas FM, Laurocriativa, Guita Red instrumentos musicais, Home studio Jordão, Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas.
Sarau Camará 60 anos | Emancipação de Lauro
Reviewed by Márcio Wesley
on
julho 18, 2022
Rating:

Nenhum comentário: