Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

ANDRÉ MIRANDA - "Não planejei trabalhar no universo político"



 

André Miranda
          André aos 18 anos trilhando na produção musical  



Comecei como contra-regra e produtor. Passei pelo “Jheremmias Não Bate Corner”, “Jammil e Uma Noites” e Banda Eva. Portanto, não acompanhava nada do cenário político

 



O nosso papo é com um camarada aqui de Lauro de Freitas, ilustre apaixonado pela comunidade de Areia Branca, tem 40 anos, casado, dois filhos (uma com 13 e outro com 18 anos) e atualmente cursando publicidade. Iremos conversar com André Miranda, presidente do Partido Progressistas em Lauro de Freitas e chefe de gabinete do deputado federal Cacá Leão.  

 

Muitos vão ficar pensado, será que agora Márcio Wesley vai virar blogueiro político? Será que ele é do grupo de Cacá Leão? Antes de tudo, somos todos políticos! Tomar decisões é um ato político. Precisamos da política nas nossas vidas, comunidades, cidades e país. Não faço parte de grupos políticos diretamente, mas sei da importância da política na condução de projetos e no andamento das políticas públicas para a nossa gente.

 



Presidente do PP Lauro de Freitas
            


Acredito muito na vontade de Deus e no destino. Ele quis por algum motivo que eu reencontrasse Cacá naquela época e isso não passava por minha cabeça



O que me levou a convidar este jovem progressista para uma entrevista, foi uma afinidade amigável que alinhamos durante este período pandêmico, quando resolvi retornar a escrever no blog para matar o tempo e não pirar com o isolamento social e o caos provocado nestes dias cinzentos. As entrevistas e artigos que comecei a publicar e compartilhar nas redes, André sempre interagindo de forma espontânea. Hoje ele faz parte de um leque de leitores e de amigos que gostam de ler o nosso pequeno blog. Além do mais tem uma ligação musical interessante, ponto crucial para nosso humilde portal, viva a cultura! 

 

Confesso que eu não tinha uma ligação direta com André, nos conhecíamos de longe, apesar de morarmos na mesma cidade, mas as redes sociais estreitam laços, inclusive, a entrevista foi realizada de forma virtual. Enviei as perguntas pelo “ZAP” e ele me respondeu gentilmente por e-mail. Sem mais delongas, com vocês André Miranda...     


 

   

Barragem de Jambeiro, Lauro de Freitas
         Barragem do Jambeiro 

 


Infância em Areia Branca...         


Queria muito que meus filhos tivessem pelo menos a metade da infância que tive, mas hoje em dia é impossível! Meus pais sempre falam sobre isto com saudosismo. As boas lembranças são muitas! Cresci em um sítio cheio de árvores e espaço era o que não faltava para brincar. Teve um dia que levei a minha filha para ver a barragem do Jambeiro, onde eu e os amigos ficávamos pulando da ponte sobre o rio Joanes. Ela não acreditou que eu pulava...  Infelizmente na época não tínhamos celulares para fazermos vídeos. As aventuras ficaram na memória.



 



 

Como era Areia Branca antigamente? 

 

Era considerada zona rural, poucas casas na via principal, sítios e fazendas. Chegamos por aqui por volta de 1986. Os caminhos que ligavam a nossa comunidade não eram asfaltados. O único telefone ficava na Associação de Moradores, não tinha telefone nas casas. A lembrança que tenho dessa época é da praça com as escolas, eram duas, Esfinge e José Ferreira Dias, a igrejinha e o posto de saúde.

 

Ano passado tive a felicidade através de emenda do deputado Cacá Leão, de entregar uma ambulância para esse posto onde fiz muitos curativos durante a infância. São muitas histórias para contarmos! Engraçado é que todas essas estruturas físicas ainda se encontram lá e sempre que vou em Areia Branca, passa um filme na cabeça.



André Miranda ambulância



A Venda de seu Camilo, que era um dos moradores mais antigos, tinha aquele quebra-queixo no tabuleiro, Tubaína, amendoim na garrafa que a gente pedia um copinho de cafezinho como medida e ele fazia aquele cone com o papel verde, era muito bom.  Minha casa fica nesta área, então, posso dizer que tudo isso era o quintal onde brincávamos. Essa é a imagem que vem em minha memória.


Saudades tenho justamente de todo esse período em que morei lá, todo mundo se conhecia. Meus pais conheciam todos os pais dos meus amigos. A violência não fazia parte daquele lado da cidade, era muito pacato mesmo. Ainda tenho o contato de muitos colegas de infância e as redes sociais trouxeram de volta alguns que eu havia perdido o contato.



André Miranda

 

  

Paixão pela política é uma herança? 


Por incrível que pareça e ironia do destino, não! Apesar de meu pai, que todos conhecem, Raimundo Miranda, ter sido duas vezes vereador em Lauro de Freitas (1993 a 1996 e 2001 a 2004), eu caminhei por outro lado, que foi o da música através de amigos e uma banda da escola.


Trabalhei no início em um estúdio que foi a porta de entrada com a produção musical. Comecei como contra-regra e produtor. Passei pelo “Jheremmias Não Bate Corner”, “Jammil e Uma Noites” e Banda Eva. Portanto, não acompanhava nada do cenário político.


No final de 2004, reencontrei um amigo da adolescência que não via há algum tempo, ele tinha saído de uma disputa eleitoral, estou falando de Cacá Leão. Continuamos mantendo contato e em 2008 ele foi um dos coordenadores da campanha de Roberto Muniz para prefeito e eu o acompanhava nos eventos e reuniões.

 


André Miranda e o deputado federal Cacá Leão

   

Cacá é um deputado comprometido com o trabalho, respeitado, além de um grande amigo

 



Lógico que eu tinha a convivência diária em casa com meu pai na política, portanto, inevitavelmente absorvi algo neste sentido. Tem uma imagem que guardo, eu devia ter uns 14 anos e fui ver de perto a inauguração do sistema de abastecimento de água do Jambeiro. Como você sabe, não havia água nas residências, os moradores tinham que ir à barragem para encher os baldes, alguns perfuravam poços artesianos e através do mandato de vereador de meu pai, ele conseguiu na época, junto à Embasa, essa importante obra. O que me chamou a atenção foi uma cena inesquecível da abertura do registro de água e a alegria dos moradores, algo memorável.



Em 2010 foi o início oficial dessa trajetória no ambiente político, quando aceitei o convite do então candidato Cacá Leão, fui fazer parte da coordenação de sua campanha para deputado estadual.





André Miranda, Partido Progressista



 Hoje eu penso sim, em ser candidato, mas tudo é no tempo de Deus. Não tenho pressa...





O que te levou para este caminho político?

 

Acredito muito na vontade de Deus e no destino. Ele quis por algum motivo que eu reencontrasse Cacá,  naquela época não pensava nesta possibilidade.  Quando comecei a trabalhar com a música, tinha 17 anos, coloquei na cabeça e não me pergunte porquê, que aos 30, eu tinha que seguir outro caminho. E como te falei sobre destino, após as eleições em 2010, no mesmo mês fiz 30 anos e fui convidado pelo deputado para fazer parte de sua equipe. Mais sinais do que isso, acho difícil! Cacá é um deputado comprometido com o trabalho, respeitado, além de um grande amigo.

 

 

Você pensa em ser candidato algum dia?

 

Confesso que há um tempo eu não pensava, mas com o trabalho reconhecido por vários amigos e amigas nos diversos municípios que ando, algumas coisas vão acontecendo de forma natural e eu prefiro assim. Hoje eu penso sim, mas tudo é no tempo de Deus. Não tenho pressa...



André Miranda, Partido Progressista

 


Um dos maiores desafios é a unidade do grupo. Sempre trabalhei em grupo e em nosso gabinete continuamos assim




Você é presidente de partido e chefe de gabinete quais os desafios?  

 

Um dos maiores é a unidade do grupo. Sempre trabalhei em grupo e em nosso gabinete continuamos assim. Isso é um ponto desafiador todos os dias. Considerando uma esfera que envolve mais de 40 municípios, não é nada fácil atender as demandas das melhores maneiras, mas com dedicação e empenho, nós vamos conseguindo ter bons resultados e levando melhorias por toda Bahia.


Estar presidente do Progressistas onde muitos me viam como ameaça, sinceramente até hoje não sei porquê. Quando decidimos apoiar e ajudar a gestão foi uma missão que me fez refletir bastante e evoluir como pessoa. Montar um time como o que participou das eleições 2020 unido e ter a votação geral comparada com os dois partidos que disputaram a majoritária, sem votos de legenda, foi o maior desafio e ao mesmo tempo, gratificante. Não seria possível se não houvesse essa unidade por todo tempo e aproveito mais uma vez para agradecer aos que me ajudaram nessa reestruturação do Progressistas em Lauro de Freitas.

 


André Miranda e João Leão



Eu não vejo problema quanto os escolhidos não terem a formação na área e tenho um ótimo exemplo como referência, que é o nosso vice-governador João Leão. Ele não é engenheiro e foi um dos melhores secretários de Infraestrutura do estado da Bahia




Ouvimos da sociedade a necessidade do avanço da qualidade na gestão pública. Entretanto, no âmbito político muitos que são escolhidos para cargos estratégicos não possuem formação, experiência e ou manejo com a pasta assumida...

 


Eu não vejo problema quanto os escolhidos não terem a formação na área e tenho um ótimo exemplo como referência, que é o nosso vice-governador João Leão. Ele não é engenheiro e foi um dos melhores secretários de Infraestrutura do estado da Bahia, se não o melhor. Depende da pessoa. Você por exemplo é jornalista, mas tenho certeza de que faria um belo trabalho no desenvolvimento social ou com a juventude. Eu não sou da área de engenharia, se eu fosse secretário de infraestrutura, iria trabalhar buscando melhorias através do meu trabalho e da minha equipe em busca de recursos com o Governo do Estado e com o deputado. Acho que tudo depende da vontade de cada um.


Agora, se a pessoa não é da área, não se preocupa com a equipe e como você falou, não está tendo manejo com a pasta, eu sou a favor da troca imediata para não atrapalhar a gestão, isso em qualquer esfera, seja secretário, ministro ou quaisquer cargos comissionados. O Progressistas tem como lema “Oportunidades Para Todos”. Assim eu sigo, cabe a cada um abraçar a oportunidade que lhe foi dada e trazer resultados positivos.

 



André Miranda e Moema Gramacho


A prefeita Moema Gramacho, mesmo com pouco tempo de convivência é uma pessoa que tem o meu respeito

 



As alianças em Lauro de Freitas... 


A prefeita Moema Gramacho, mesmo com pouco tempo de convivência é uma pessoa que tem o meu respeito. Não sou de ficar incomodando, mas ela sabe que estou à disposição para seu chamado caso necessário, assim como o deputado Cacá Leão, que agora em junho empenhou mais de dois milhões de reais para ajudar na saúde do município.

 

No Legislativo, tenho ótima relação com a maioria dos Edis. Uma das coisas que aprendi durante esse tempo é que oposição não é um inimigo, desde que seja feita com responsabilidade e com respeito. Ambos os poderes têm que trabalhar para o povo e esse é objetivo.  

 



 

Poeta Tude Celestino



Agora em junho comemoramos o centenário do nosso poeta Tude Celestino de Souza, uma figura memorável. Quero parabenizar Tina Tude e aos demais companheiros da cultura que contribuíram para realização da Live em comemoração aos 100 anos do poeta

 



Cultura, educação, esporte?


Agora no 2º semestre pretendemos trazer projetos de dois dos Movimentos do partido, que são os Jovens e as Mulheres Progressistas. Temos cursos e palestras que envolvem essas áreas com a participação dos moradores.


Dos tempos da Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, nossa história é preenchida com riquezas deixadas por muitos mestres e mestras. Agora em junho comemoramos o centenário do nosso poeta Tude Celestino de Souza, uma figura memorável. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar Tina Tude, professora Valéria Vaz e aos demais companheiros da cultura que contribuíram para realização da Live em comemoração aos 100 anos do poeta.

 

Além de outros poetas, temos músicos excelentes, compositores, grandes produtores culturais e acredito no apoio das Secretarias Municipal e Estadual para fortalecer ainda mais a cultura em Lauro de Freitas. Outro dia alguém me lembrou do projeto “Valores da Terra”, por que não reformular? Esse é apenas um dos bons exemplos.

 

Em uma das palestras apresentadas pelo Movimento Jovens Progressistas, abordamos temas como combate as drogas, bebida com responsabilidade, violência doméstica, temas que são importantes para trabalhar com as crianças e adolescentes ajudando na sua educação e formação pessoal. Não menos importante são os esportes. Acho que todas as ações possíveis no que diz respeito a essas áreas são essenciais e não se deve medir esforços.

 



Igreja da Matriz Santo Amaro de Ipitanga



 Já imaginou se não tivéssemos a Igreja   Matriz de Santo Amaro de Ipitanga? O que estaríamos contando hoje? A história deve ser preservada não apenas com lembranças

 



A preservação da memória, museu, centros de cultura são pautas que você entende ser essencial?

 


Com certeza! Sou um admirador de história, gosto de assistir documentários que abordem temas que nos remetem a viver um pouco do passado, um exemplo que gosto muito são documentários sobre o Egito antigo e as descobertas de tumbas como a de Tutancâmon. Imagine toda essa riqueza perdida, não só de objetos achados, mas dos acontecimentos e dos manuscritos, seria como se nada tivesse existido. Em um passado mais recente, já imaginou se não tivéssemos a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga? O que estaríamos contando hoje? A história deve ser preservada não apenas com lembranças.

 

Centros de Cultura não só mudam vidas como também as salvam, sem a menor dúvida são essenciais sim! Conheço alguns compositores, músicos, atores e coreógrafos que com a vivência cultural em suas comunidades se tornaram profissionais de referência.

 


André Miranda - Progressistas



Considerações... 


Agradecer o convite e a oportunidade, parabenizar pelo seu trabalho não só como jornalista, mas também como músico e produtor cultural. Agradecer sempre a Deus por me guiar durante todos os momentos. Ao amigo e deputado Cacá Leão. Ao nosso Partido Progressistas e a todos e todas que assim como eu, acreditam que podemos fazer um mundo melhor através de nossas ações.





Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista com MBA em Comunicação 
e Semiótica na linguagem artística


ANDRÉ MIRANDA - "Não planejei trabalhar no universo político" Reviewed by Márcio Wesley on julho 11, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.