Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Os riscos de morar próximo ao aeroporto: "queremos contrapartidas"


Aeroporto de Salvador
         Aeroporto Internacional Dep. Luís 
Eduardo Magalhães





   


O Aeroporto Internacional de Salvador avança o nosso município, uma divisão territorial arguciosa, que adentra os limites da nossa cidade descabidamente com a pista de pouso e decolagem e os gigantes aviões sobrevoam as nossas casas. A fronteira que nos separa é um velho muro caindo aos pedaços. O fato é que não é fácil morar próximo a um aeroporto, sobretudo na linha de decolagem e pouso.



 

Poluição de aeronaves causam problemas à saúde
                Os aviões produzem poluição 
                sonora e ambiental     




Precisamos de alguma contrapartida para que possamos conviver com os barulhos e todos os riscos postos. As empresas aéreas e a administração do aeroporto devem manter um diálogo aberto e o município por sua vez, propor medidas neste sentido.   


Não é fácil convivermos com o vai vem dos aviões e uma compensação deve ser estabelecida para além dos empregos. Pasmem, já ouvir algo neste sentido  de um gestor que trabalhava em uma companhia que dava suporte as empresas aéreas aqui em Salvador na década de 1990. Ele me disse abertamente que a contrapartida estava sendo oferecida através dos empregos gerados entre os moradores de Lauro de Freitas e região. Este tipo de concepção é um engodo do tamanho de um Boeing 747-8.  





Aeroporto de Salvador segue com pista dentro de Lauro de Freitas
           Antes da pandemia o aeroporto de Salvador registrava mais de 200
           movimentos diário, atualmente segue
com 500 operações semanais    



 

A verdade é que as empresas preferem os colaboradores que residam o mais próximo do aeroporto com objetivo de diminuir os riscos com atrasos e a redução de custo de transporte. A pontualidade na aviação é algo importante e os profissionais de terra devem oferecer todo suporte necessário para manter tudo em ordem. E morar próximo ao trabalho é essencial.  



Lauro de Freitas comunidade de Ipitanga

          


Conversei com um velho amigo aposentado que trabalhou na Infraero na época em que a empresa administrava o aeroporto e ele me disse que não lembra de ter visto representantes do município de Lauro de Freitas nas reuniões com grupos de representantes das comunidades circunvizinhas, embora a cidade sempre fosse convidada para participar. Enfim, uma pena, pois teríamos chances de azeitar as relações e propor contrapartidas socioculturais interessantes.




Muro do Aeroporto Internacional de Salvador 
               



O aeroporto precisa realizar contrapartidas para as comunidades circunvizinhas e de antemão
seguem algumas sugestões razoáveis: criação de um edital cultural ou apoiar projetos culturais existentes. Incentivar e financiar a criação de polos de teatro, dança e música. Produzir um festival de artes no campo digital. Auxiliar na construção de uma lona circense e ou um centro de cultura




Milito há anos com as questões culturais e para mim é inaceitável que o aeroporto até os dias atuais não tenha nenhum tipo de ação relevante em relação a responsabilidade sociocultural e ou quaisquer reparação e investimentos na construção de projetos que possam melhorar a vida das comunidades. O município de Lauro de Freitas é considerado um celeiro artístico, portanto, precisamos de apoio e de incentivos neste caminho. A arte educa, pacífica, gera oportunidades e compartilha vivências extraordinárias. 

   





Poluição ambiental produzida pelos aviões
        O ar ao redor de um aeroporto contém                    partículas prejudiciais à saúde


 

O aeroporto poderia neste momento tão difícil que estamos passando,  intermediar um edital emergencial de cultura no campo digital ao lado das empresas aéreas que operam em Salvador, ou apoiar diretamente movimentos existentes nas comunidades circunvizinhas. As sugestões são muitas e cabe a nós provocar as mudanças que queremos. Morar próximo a um aeroporto não é fácil. A seguir iremos demostrar os prejuízos causados.                            

 

              


Morar perto de aeroporto

 


Há evidências crescentes de que morar perto de um aeroporto pode causar problemas à saúde. A poluição do ar é uma situação grave e os riscos existem, podendo ter efeitos a longo prazo para as pessoas que vivem perto ao aeroporto. Segue o resultado de algumas pesquisas que fiz sobre o assunto.  

 

 



        Este muro decrépito separa o Aeroporto internacional de Salvador 
 com Lauro de Freitas 
      


 


Ruído

 

Os aeroportos são os principais contribuintes para a poluição sonora porque uma aeronave e seus componentes produzem muito barulho durante os vários estágios de um voo. As fontes de ruído incluem unidades de energia, hélices e jato de escape.

Verificou-se que em áreas residenciais os níveis de ruído induzidos por aeronaves chegam a 60 decibéis por dia e 45 decibéis à noite. A exposição constante a esses altos níveis de ruído pode levar a vários problemas de saúde, como hipertensão, deficiência auditiva, problemas cardíacos, distúrbios do sono e irritação. Em casos extremos, o sistema imunológico pode ficar comprometido e as crianças podem nascer com problemas congênitos.

 



 

Aeroporto de Salvador
     As emissões são transmitidas
 na forma de sprays e os nossos pulmões não conseguem filtrar

 

 




Emissões Poluentes

 

A poluição do ar é outro grande problema associado aos aeroportos. As emissões tóxicas liberadas pelas aeronaves contêm compostos orgânicos voláteis ou VOCs e óxidos de nitrogênio que representam uma série de ameaça à saúde. Estes poluentes são muito tóxicos e a exposição constante a eles pode causar dores de cabeça severas, bem como problemas respiratórios. As emissões da aviação são transmitidas na forma de sprays, que nem nossos pulmões conseguem filtrar.



 

Uma pesquisa realizada pelo Imperial College de Londres com pessoas que vivem perto de um aeroporto mostra que esses moradores têm até 20% mais chances de sofrer ataques cardíacos e problemas circulatórios 




 

Ozono


As emissões que saem das aeronaves contêm uma grande variedade de elementos químicos, incluindo ozono. O ozono é um oxidante muito poderoso que afeta os tecidos do trato respiratório. Isso leva a irritação na garganta, aperto no peito e tosse. A inflamação no pulmão aumenta as chances de ataques de asma. A exposição ao ozono pode tornar muito difícil para as pessoas respirarem profundamente. Também pode induzir enfisema e bronquite crônica. Em casos extremos, leva à doença pulmonar obstrutiva crônica.





Aviação e aeroportos
         As emissões que saem das aeronaves 
          contêm elementos químicos  






Fuligem


Emissão de aeronaves também contém partículas de carbono impuras chamadas fuligem. Estes são libertados como resultado da combustão incompleta de hidrocarbonetos. Esta substância cancerígena está presente na forma de um pó que se mistura facilmente com o ar. Quando os seres humanos respiram esse ar poluído constantemente, isso pode levar a problemas como doença pulmonar crônica, asma, câncer de pulmão e gripe.








 

Partículas ultrafinas



O ar ao redor de um aeroporto contém partículas ultrafinas. Eles são extremamente pequenos em tamanho e é por isso que eles afetam uma área de superfície maior do tecido pulmonar. Partículas ultrafinas levam a doenças respiratórias graves que estão relacionadas a problemas cardiovasculares. As partículas ultrafinas passam rapidamente para o sistema circulatório e também causam danos celulares. Problemas como câncer, asfixia, sonolência, mutações, irritação pulmonar, sibilos, depressão mental e percepções distorcidas são todos resultados da exposição a partículas finas ultrafinas.




 

         
             
      


Aviões e a nossa saúde

 

Morar perto de aeroporto aumenta circunferência abdominal, diz estudo, o motivo seria o estresse provocado pelo barulho dos aviões. Produção de hormônios do estresse aumenta quando ruído é elevado. A pesquisa estabeleceu a relação entre a saúde de 5 mil moradores da região de Estocolmo, acompanhados entre oito e dez anos, e o nível sonoro em seus domicílios. Seis cientistas do Instituto Karolinska, especializados em medicina ambiental, medicina molecular e endocrinologia, concluíram que à medida que aumenta o barulho dos aviões no dia-a-dia das pessoas, mais riscos elas corriam de ganhar barriga.

 

Trata-se de um aumento correspondente a 1,5 centímetro por cada aumento de 5 decibéis no nível sonoro, explicou a cientista que coordenou a pesquisa, Charlotta Eriksson. Este acúmulo de gordura se deveria ao aumento dos hormônios de estresse, principalmente o cortisol, produzido em maior quantidade quando o ruído ambiental é elevado. A obesidade abdominal é um fator de risco, tanto para as doenças cardiovasculares quanto para o diabetes, e como uma parte importante da população está exposta diariamente a níveis sonoros altos produzidos pelos meios de transporte, o ruído, portanto, poderia ter efeitos para a saúde mais sérios do que pensávamos, acrescentou Eriksson. O estudo, o primeiro a tentar estabelecer esta correlação, foi publicado na edição do periódico americano "Environmental Health Perspectives".

 

 

 

 

Fonte de pesquisa


Blog de mídia
Plataforma Cívica Aeroporto BA6
Ana do Viva decora
Portal Globo | Bem Estar
Os riscos de morar próximo ao aeroporto: "queremos contrapartidas" Reviewed by Márcio Wesley on maio 28, 2021 Rating: 5

3 comentários:

  1. As asas de cera ficaram no passado. O sonho agora é realidade de aço com tecnologias incompreensíveis para os reles transeuntes.

    Os incômodos não. Estes são bem perceptíveis. Rompem o sossego de qualquer um.

    Ícaro segue ainda entre muitos de nós com seu sonho agora de um voo tranquilo.

    Parabéns pelas denúncias e sugestões.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.