Nosso Chiquinho: faltam investimentos para a criação de projetos culturais
Por Márcio Wesley
O convidado de hoje é um artista nacional que reside em Lauro de Freitas, ícone da televisão brasileira e um brilhante apresentador de programas infantis. Uma pessoa do bem, gente da gente e que escolheu vir morar em nossa cidade por causa da qualidade de vida. A nossa entrevista é com Edilson Oliveira, 56 anos e três filhos. Nos Conhecemos no projeto Arena Circo Show, que na época reuniu artistas de Lauro em torno das artes circenses. Uma iniciativa maravilhosa encabeçada pelo ator e produtor cultural Tobé Veloso.
O começo...
Surgi na década de 1980 na emissora SBT, entrei muito jovem, aos 16 anos. Eu trabalhava em uma empresa como office boy, estava em um ônibus e quando passamos pela porta da emissora, eu vi uma muvuca danada. Muito curioso, desci e fui ver o porquê estavam todos ali! Um funcionário saiu e eu perguntei o que era? Ele me respondeu que ali era a emissora do Silvio Santos. Pedi a ele para conhecer as dependências e ele me autorizou. No corredor encontrei uma mulher e ela me perguntou: "garoto quer trabalhar comigo?" O nome desse anjo é Olga Maria a quem eu devo muita gratidão.
Televisão...
A minha primeira aparição foi no programa do BOZO, gosto de fazer amizades e fui me engajando com os atores. Eu era produtor do programa e daí as portas foram se abrindo e eu fui entrando por cada uma delas, risos. Daí pra frente tive vários personagens em diversos programas que trabalhei. Tudo que eu faço vivo intensamente cada momento, pois ali pode ter uma oportunidade que a gente não pode imaginar.
Novos tempos...
Os canais do YouTube vieram e estão revolucionando os meios de comunicação que detinham toda massa. Graças a Deus que chegou esse momento e tirou o domínio dos donos das TVs. A população está acordando aos poucos, mas é preciso utilizar a internet com cuidado e em prol da evolução humana.
A lona em Lauro de Freitas....
Trazer um circo para Lauro é um projeto em conjunto com todos os artistas que existem aqui na cidade. Um município com muitos talentos escondidos pelas ruas e até mesmo dentro de suas casas, onde existem muitas crianças e jovens que amam a arte do circo e não tem onde aprender. E aí é que estar a grande oportunidade de se criar uma escola de circo e de teatro, em um polo de educação e artes circenses, visando tirar esse futuro dos mundos das drogas. Assim acontece no projeto no qual eu faço parte há mais de 30 anos, PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, em parceria com Polícia Militar.
A pandemia...
Com essa pandemia nada está acontecendo, estou aguardando o retorno e o controle total dessa doença, que depende também do bom senso do governo em cuidar de nosso povo.
Políticas culturais...
Vejo ainda as políticas públicas culturais aplicadas com morosidade, não se investem e nem possibilitam a criação de projetos que possam ocupar as mentes e agreguem valores sociais para uma pequena demanda que pede socorro pela arte.
Agradecimentos...
Quero agradecer a Deus, pois sem ele não existiria a menor possibilidade de ter vivido tudo isso. Espero que todos vocês valorizem a sua família pois ela é o grande projeto de Deus. Não se esqueçam: amo vocês em Cristo Jesus!
Márcio Wesley | DRT/BA 5469

Nenhum comentário: