Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

IPITANGA ESPORTE CLUBE: saudade da mancha laranja


           O time profissional foi montado em 2003




    Segue uma entrevista que fiz em 2005, publicada no saudoso Jornal Expressão. Tínhamos um orgulho danado do nosso Ipitanga. Pela primeira vez a nossa cidade chegou ao topo do campeonato baiano e o sentimento de alegria tomou conta da nossa gente. Confesso que achava que o Ipitanga seria perpetuado e que hoje estaríamos juntos numa grande torcida laranja vibrando em torno do nosso time. Infelizmente a felicidade não durou muito tempo e escorreu pelos dedos. O Ipitanga Esporte Clube iniciou de forma deslumbrante e terminou prematuramente. Só nos resta as boas lembranças e a eterna saudade. Viva ao Ipitanga Esporte Clube! 



Segue a matéria publicada no Jornal Expressão em 2005, época áurea do Ipitanga Esporte Clube



Ipitanga Esporte Clube
O clube revelou vários talentos: Índio, Bida, Apodi, Garrinchinha, Narcísio e Marquinhos
 (Vitória), Davi (futebol do Japão), Rogério (Greuther Fürth da Alemanha), Josemar e Diogo (Bahia).




 A "mancha laranja" pintou o coração do povo! No campeonato baiano o Ipitanga obteve um ótimo resultado e uma popularidade surpreendente. Se o campeonato fosse contado por pontos corridos, o time seria consagrado vice-campeão baiano. Só pelo fato de ficar entre os três melhores da Bahia, já é urna grande vitória para um time tão novo e sem a tradição dos adversários. A excelente campanha do Ipitanga rendeu ao time uma vaga para a série C do campeonato brasileiro. Para os dirigentes, a meta é chegar à série B.

O Ipitanga Esporte Clube deu seus primeiros passos no bairro de Itinga. Começou sua história disputando campeonatos baianos de futebol infantil e juvenil. Com a ousadia dos dirigentes, o time profissional foi montado em 2003. Começando aí a história da "mancha".




Ipitanga Esporte Clube
O Ipitanga Esporte Clube terminou prematuramente


O nome do time não foi escolhido por acaso. É uma homenagem à Praia de Ipitanga e a sua beleza natural. O laranja é um tributo a seleção holandesa que na Copa de 1974 ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", mas bem que poderia ser por conta do rio Ipitanga, uma grande coincidência. Na época, o desempenho dos holandeses deixou os apreciadores do bom futebol de queixo caído.



IPitanga Esporte Clube
                   Ipitanga era conhecido como "Laranja Mecânica" da Bahia  



Renato Braz Filho, vice-presidente e diretor de futebol do Ipitanga, (na ocasião), explica que o sucesso do time se deve à persistência, ao trabalho e a entrega de todos. Ele acredita que, apesar de todas as dificuldades, o time pode subir devagarzinho e superar os desafios. O Ipitanga sobrevive de investidores alemães. Eles ajudam a pagar as contas do clube e os salários dos jogadores, que recebem entre R$ 400 e R$ 800 reais. "O futebol profissional não dá lucro e nem retorno imediato. Não somos o Bahia nem o Vitória. Não podemos dar passos que nossas pernas não alcancem. A realidade do Ipitanga é a realidade de todo clube pequeno do Brasil. É melhor pagarmos um salário que se pode pagar, do que não pagar e enganar". Ressalta Renato Braz.



Ipitanga Esporte Clube
             "O time foi fundado para representar os cidadãos da minha cidade"



Os atletas do Ipitanga foram escolhidos minuciosamente. "Nesse final de campeonato, alguns jogadores tiveram destaque, Índio, Rogério e Marquinhos já estão arrumando as malas para jogar em times europeus". Conta o diretor de futebol.

O Ipitanga, apesar de ser um time genuinamente laurofreitense, tem sua sede na cidade de Terra Nova. "O time saiu de Lauro de Freitas porque o município não dispõe de uma infraestrutura adequada para receber um campeonato profissional. Digo isso com muita tristeza. O time nasceu e foi criado aqui, fundado para representar os cidadãos da minha cidade. Eu sinceramente gostaria que as autoridades mudassem o rumo dessa história e buscassem uma estrutura para amparar o futebol profissional na cidade e, quem sabe, trazer de volta o Ipitanga para a sua casa", expõe Renato, mandando um recado para a nova gestão. 



Ipitanga Esporte Clube

                Matéria publicada no Jornal Expressão em 2005 



A boa notícia (na época) vem de Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do município. O sonho de Renato e da torcida do Ipitanga poderá se tornar realidade. "Vamos dar condições reais para que Lauro de Freitas seja um município adequado a disputar partidas de futebol profissionais. O nosso compromisso é trazer o Ipitanga para sua cidade natal", informa o Secretário Municipal, José Carlos Guri.


                                                              

                 

     Campeonato Baiano de 2011 - Ipitanga-BA 3 X 3 Bahia

             


 

*fotos da internet



Márcio Wesley | DRT/BA 5469

 Jornalista | MBA em Comunicação 
 e Semiótica na linguagem artística |
 Licenciando em História
 www.blogdomarciowesley.com.br

 

 

 

 

 


IPITANGA ESPORTE CLUBE: saudade da mancha laranja Reviewed by Márcio Wesley on abril 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.