Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Nivaldo Portela: “não tenho mais nada, nem pincéis, telas e tintas”...

 Márcio Wesley


Artista plástico Nivaldo Portela


Encontrei no meu arquivo um ensaio de uma entrevista que fiz com Nivaldo Portela, um talentoso artista plástico de nossa cidade, morador de Itinga. Me lembro que nos encontramos numa reunião com artistas do município na Secretaria municipal de cultura de Lauro de Freitas, não recordo o contexto e nem o ano, só sei que aproveitei a oportunidade para batermos um papo e para minha grata surpresa achei a nossa ‘prosa’.

Portela foi quem inventou o 'Bumba Caranguejo' que era transportado no teto de um Fusca durante a ‘Lavagem do Caranguejo’ na década de 1980, em homenagem ao seu Caranguejo. Ele conta com orgulho que teve uma de suas telas publicada na capa do Jornal A Tarde, que na época era um lance  extremamente importante e para artistas talentosos, como certamente ele é. Confessou que viver de arte era uma tarefa difícil e que há dez anos (na ocasião) estava sem pintar. "Quero voltar, mas não tenho mais nada. Nem pincéis, telas e tintas”, comentou com tristeza no olhar.

Ao ouvir o desabafo fiquei desolado, sentir uma dor na alma e a sensação de incapacidade. A falta de ações sensíveis em apoiar nossos mestres e seus conhecimentos é uma triste realidade que precisa mudar.  

  

Segue nossa rápida prosa...

Na época em que encontrei com Nivaldo Portela Silva, ele tinha 61 anos e mais de 40 morando em Itinga. Me contou que sua vocação para pintura começou na escola e que desde criança as pessoas se impressionavam com seus desenhos. Em 1969 iniciou definitivamente sua carreira, participando de inúmeras exposições em galerias de Salvador. Autodidata e especialista em entalhes em madeira e pinturas a óleo sobre telas com figuras que lembram o folclore baiano. As suas obras ganharam o País. “Os paulistas bateram recorde de compras”, contou com orgulho. Portela deu um tempo da arte para seguir uma outra vocação herdada do pai, barbeiro. “Infelizmente viver de arte é uma tarefa difícil”, explica o artista que nasceu para arte.


Porque o senhor deixou de pintar?

Antes de viver de arte eu era cabelereiro e ajudava meu pai na barbearia dele. Quando ele faleceu resolvi tomar conta do negócio e voltei a trabalhar como barbeiro.   


Você tem vontade de voltar a fazer arte?

Tenho sim, mas é muito difícil retornar do zero. Preciso recompor os materiais necessários para voltar a pintar. Como eu já falei, não tenho mais nada. Até a minha oficina (atelier) está em péssimas condições. 


Você toparia compartilhar sua experiência com os mais jovens?

Isso seria um sonho! Fico imaginando poder passar para os mais novos o que aprendi durante a vida. Seria muito bom ter um espaço para que eu e outros artistas experientes pudessem compartilhar o dom que Deus nos deu. Isso seria um sonho. Infelizmente a cultura não é vista como ela merece e não temos a valorização que almejamos. Mas, não podemos deixar de sonhar, né verdade? 

E assim foi a nossa breve conversa com Portela. 

Fico imaginando o quanto estamos atrasados. O fato é que precisamos criar oportunidades para inserirmos os nossos mestres no contexto cultural e educacional. A integração nas diferentes faixas etárias é essencial, uma compreensão da necessidade de se manter viva as nossas raízes culturais. Quero aproveitar e agradecer ao mestre e amigo Artêmio da Luz pela foto de Portela.    



 Márcio Wesley | DRT/BA 5469

 Jornalista | MBA em Comunicação 
 e Semiótica na linguagem artística 
 Licenciatura em História 
 www.blogdomarciowesley.com.br
Nivaldo Portela: “não tenho mais nada, nem pincéis, telas e tintas”... Reviewed by Márcio Wesley on março 04, 2021 Rating: 5

3 comentários:

  1. Um blog excelente assim as memórias de Lauro de Freitas serão imortais !!! Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Um blog excelente assim as memórias de Lauro de Freitas serão imortais !!! Parabéns !

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.