Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Igor Almeida: “faz tempo que não vejo o desenvolvimento de políticas públicas na cultura”

Por Márcio Wesley


Igor Almeida - Single Amanhecendo
"Nesta sexta feira estarei lançando um single “Amanhecendo”, 
que faz parte do meu projeto autoral"


Vamos falar de música com o talentoso trombonista Igor de Almeida, 34 anos, duas filhas lindas e formado em educação física. “Moro em Lauro de Freitas há quase trinta anos”, calcula o nosso convidado, que aos 14, foi seduzido pela música. E foi justamente neste período que conheci ele e seu irmão o saxofonista Eric Almeida. Fui fazer uma matéria sobre um projeto musical inovador que estava acontecendo nas Aldeias SOS, sob a batuta do maestro Clécio Ventura. Era uma espécie de filarmônica com jovens da instituição e também da comunidade.

“Fui acompanhar meu irmão Eric numa dessas aulas de música nas Aldeias com maestro Clécio, quando vi um músico montando um trombone e começando a tocar, fiquei alucinado. A partir desse momento foi amor à primeira vista, me encantei com o timbre e o instrumento. Me apaixonei com o desing do trombone e por não conter chaves, botões e pistos”, lembra.   


Inspirações...

Giram em volta da música brasileira e de nomes como Raul de Souza; Serginho Trombone; François Lima; Rafael Rocha; Bocato; Letieres Leite; Gabi Guedes, são tantos que é difícil de citá-los...  


Igor Almeida, Trombonista
"Quando vi o trombone pela primeira vez foi 
paixão à primeira vista"

Principais projetos...

Vamos direto à novidade, nesta sexta feira 26 de março, estarei lançando um single “Amanhecendo”, que faz parte do meu projeto chamado Igor Almeida e Grupo Ori Ese. Um projeto autoral no qual faço uma fusão da música brasileira com a música matricial africana, aqueles ritmos tocados nos terreiros de candomblé, podemos citar alguns:  opanijé, vassi, agueré, alujá, samba de roda e dentre outros.

Carreira artística... 

Acompanhei vários artistas e bandas como Timbalada; Netinho; Araketu; Denny Dennan; Cheiro de Amor e atualmente estou com a cantora Claudia Leitte. Recentemente fizemos a Live “O Trio” com as cantoras Ivete e Claudinha, foi uma experiência incrível. Participei também de um festival intimista aqui em nossa cidade, ‘Primeira Mostra Jazz de Lauro’ e fiz alguns shows com meu projeto autoral em vários lugares.


Single Amanhecendo
"Uma fusão da música brasileira com a 
música matricial africana"


Na pandemia...

Neste período estou estudando o meu instrumento, finalizei algumas pendências de projetos musicais e uma delas estou lançando hoje. Casei recentemente e fiz uma filha. Muito tempo em casa deu nisso, risos...  


Políticas públicas culturais...

Sinceramente, meu sentimento diante desse cenário é de abandono. Faz bastante tempo que não vejo nenhum tipo de política pública que promova e desenvolva a cultura local e ou nacional. Lauro de Freitas é uma cidade riquíssima em cultura com grandes músicos que rodam o mundo tocando com artistas nacionais e internacionais e nada disso é valorizado aqui.


Igor Almeida


O candomblé...

Em 2015 a convite de um primo, Marcus Barbuda, fui a uma festa de Caboclo no terreiro Ilê Axé Odé Yeyê Ibomin, em Portão, onde tive meu primeiro contato com a religião e de presente fui suspenso como Ogan da casa. Nos cultos e festas no terreiro buscamos muito a evolução espiritual e o autoconhecimento. Entender e aprender a hierarquia e o respeito aos mais velhos. Me sinto extremamente orgulhoso de poder fazer parte de uma religião tão bonita e séria. 

  
Considerações finais...

Agradeço pela oportunidade e quero aqui mandar um grande abraço ao meu amigo Marcio Wesley, que através do jornalismo vem dando vez e voz a nossa gente. E quem quiser conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho dá uma chegada nas minhas redes sociais: Instagram @igoralmeida_oficial e no perfil do meu no Spotify - Igor Almeida e Grupo Ori Ese. Estou lançando hoje um single, mas já temos quatro músicas lá para vocês curtirem.


 Márcio Wesley | DRT/BA 5469

 Jornalista | MBA em Comunicação 
 e Semiótica na linguagem artística 
 Licenciatura em História 
www.blogdomarciowesley.com.br
Igor Almeida: “faz tempo que não vejo o desenvolvimento de políticas públicas na cultura” Reviewed by Márcio Wesley on março 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.