Por uma cidade que reconheça sua própria história!
Por Márcio Wesley
![]() |
do museu de Lauro, "Museu Já!"
Durante o World Creativity Day 2025, em Lauro de Freitas, realizamos um encontro especial no SENAI que plantou, ou melhor, regou uma semente que já vem sendo cultivada há tempos: a criação de um museu para nossa cidade.
Um espaço vivo, necessário e urgente, que valorize nossa cultura, registre a ancestralidade e projete o futuro com consciência.
Agradeço a cada pessoa presente na roda de conversa “Museu já, Lauro de Freitas!”, por contribuir com ideias, escutas e afetos. Um agradecimento especial aos voluntários e voluntárias do projeto, em nome de Fernanda Aragão, pelo empenho e dedicação.
Nosso encontro teve impacto e a campanha pelo museu ganhou novas vozes, novos aliados, e está cada vez mais próxima de se tornar um movimento coletivo sólido
Lauro de Freitas com mais de 400 anos de história, precisa urgentemente de um espaço que preserve sua memória e conte, com dignidade, as histórias do passado e do presente. Durante a reunião ficou claro que defendemos a criação de um museu que também seja um 'Centro de Cultura' interativo, moderno e pulsante, onde exposições, debates, lançamentos literários, apresentações artísticas e trocas de saberes façam parte do cotidiano.
Um lugar onde a cultura popular e contemporânea caminhem lado a lado, com protagonismo das mestras e mestres da cidade.
Mas também saímos com algumas perguntas:
-A gestão municipal tem projetos para cuidar da memória do município?
-Por que ainda não existe um núcleo estruturado com profissionais capacitados para tratar da preservação da cultura e da história local?
-Há alguma intenção concreta para criação do museu municipal?
Museu já, Lauro de Freitas!
Sabemos que parte dos R$ 25 milhões do empréstimo destinado à requalificação da orla de Ipitanga (já em andamento), também deverá contemplar a construção da nova Câmara de Vereadores e do Museu Municipal.
Mas afinal, quanto será destinado ao museu? Onde está o detalhamento desse investimento?
Uma conquista importante do nosso encontro foi a formação de um grupo articulado, permanete e comprometido, que passará a acompanhar essa pauta de perto, dialogando com a sociedade e com o poder público.
Que o World Creativity Day em Lauro de Freitas fique marcado como o momento em que deixamos de esperar e passamos a agir. Que a campanha “Museu Já!” se transforme em obra concreta, construída com memória, pertencimento e visão de futuro.
Seguimos juntos.
-------------------------------------------------------------------------
Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista | MBA em Comunicação | Licenciado em Artes
Por uma cidade que reconheça sua própria história!
Reviewed by Márcio Wesley
on
abril 23, 2025
Rating:

Nenhum comentário: