Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Arte-educação em Lauro de Freitas precisa caminhar para pluralidade

Por Márcio Wesley 

                                 



Por onde passo encontro amigos e parceiros de jornada que atuam incansavelmente na promoção da cultura de nossa Lauro de Freitas. Entre eles, arte-educadores profissionais dedicados que desenvolvem um trabalho essencial nas escolas do município, levando a arte como ferramenta de aprendizado, reflexão e transformação social.

Como não poderia deixar de ser, a política se insere nessas conversas. Sabemos que o governo municipal está em sua fase inicial, e, como é natural, ainda enfrenta desafios para colocar os projetos em pleno funcionamento. 





Existe uma expectativa coletiva para que as mudanças estruturantes ocorram de maneira eficaz e o mais rápido possível. Afinal, quando políticas públicas para a cultura e a educação são fortalecidas, toda a comunidade é beneficiada.

Dentro desse contexto, um ponto tem sido recorrente nas discussões sobre o desenvolvimento da arte-educação: a existência da Superintendência de música na Secretaria municipal de educação, criada pela última gestão. Embora a música seja, de fato, uma linguagem artística de grande relevância, tanto que há uma lei federal (Lei nº 11.769/2008) que a torna obrigatória no currículo escolar. Mas ela não pode ser tratada de forma isolada, como se estivesse à frente das demais expressões artísticas.



A arte-educação é, por essência, plural. Teatro, dança, artes visuais, literatura, capoeira, arte circense e tantas outras linguagens compõem um ecossistema interdependente, no qual cada forma de arte enriquece a outra e juntas potencializam o aprendizado. 

Sabemos a importância da convergência entre diferentes formas de expressão artística. Portanto, o interessante é sempre criar espaços onde demais artes dialoguem entre si, proporcionando uma experiência cultural completa. 





Penso que essa mesma lógica precisa ser aplicada na educação. Em vez de manter uma superintendência exclusiva para a música, seria mais justo e estratégico criar a Superintendência de arte-educação, reunindo todas as linguagens artísticas sob uma única estrutura de gestão. 

Dessa forma, projetos e ações podem ser planejadas de maneira mais abrangentes e equitativas, garantindo que todas as artes caminhem juntas no processo educacional.





A arte, em suas múltiplas formas, é um dos instrumentos mais poderosos para a construção do conhecimento, pois estimula o pensamento crítico, a sensibilidade e a criatividade. 

Lauro de Freitas é uma cidade marcada por sua diversidade cultural e por um histórico de resistência e identidade artística. A arte-educação deve ser tratada como prioridade e integrada de forma orgânica pela Secretaria de educação. 

É necessário fortalecer a arte-educação e assegurar que as escolas, cada criança e jovem tenha a oportunidade de experimentar, criar e se expressar por meio das diferentes linguagens artísticas.

---------------------------------------------------------------------------

Márcio Wesley | DRT/BA 5469

Jornalista | MBA em Comunicação | Licenciado em Artes










Arte-educação em Lauro de Freitas precisa caminhar para pluralidade Reviewed by Márcio Wesley on março 28, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.