Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

"Mistério da Mobilete Fantasma de Lauro de Freitas"


 




Em Lauro de Freitas, uma cidade onde o folclore respira nas ruas e as lendas ganham vida nas rodas de conversas, uma história peculiar ecoa, misturando realidade e fantasia. Entre lobisomens e mulas sem cabeça, uma figura se sobressai: Seu Cerqueira, o guardião de segredos ancestrais, dono de um livro que desafia as leis da natureza – o livro de São Cipriano.

 

Este livro, envolto em mistérios e temores, era dito conter feitiços e encantamentos que poderiam alterar a ordem das coisas, mexendo com forças além do compreensível. Seu Cerqueira, com olhar astuto e palavras enigmáticas, era frequentemente visto folheando suas páginas antigas, murmurando palavras que faziam os mais supersticiosos se benzerem.

 

Na década de 70, a Estrada do Coco, veia pulsante da cidade, foi palco de um evento extraordinário. Com a chegada de um posto da Polícia Rodoviária, alguns moradores viram seu sossego transformado em tormento, por causas das excessivas fiscalizações. O pequeno comércio local, especialmente a borracharia de Chico, sentiu o golpe. A maioria dos veículos que circulavam pelo município eram antigos, alvo fácil para inspeções. Com o advento desse novo posto policial, os motoristas deixaram de ir até a borracharia de Chico, vizinha da guarnição, o receio era grande. Afinal, pneus carecas e documentos vencidos eram uma realidade para muitos. 






Desesperado, Chico recorreu a Seu Cerqueira, uma figura lendária cuja fama de interceder no inexplicável percorria a comunidade.   Com um sorriso que escondia mais do que revelava, Seu Cerqueira prometeu uma solução. E assim, na manhã seguinte, um espetáculo inacreditável se desenrolou.


Pegou sua velha mobilete, mas imbuída de uma energia misteriosa, percorreu a estrada, passando pela frente dos policiais sem piloto, sem explicação. O fenômeno repetiu-se por três dias, tornando-se o assunto da cidade, e transformando céticos em crentes. 


A patrulha rodoviária, outrora símbolo de ordem e autoridade, viu-se abalada por um medo terrível. Homens treinados tremiam ao menor ruído, olhando por sobre os ombros, temendo o surgimento daquela mobilete solitária. A visão da mobilete vazia, deslizando pela estrada como se guiada por mãos invisíveis, tornou-se uma sombra constante em seus pensamentos, sussurrando-lhes sobre um mundo que desafiava a razão.



 

Os policiais, inicialmente desdenhosos, logo foram tomados por um temor arrepiador. Sussurros de aparições e ruídos sobrenaturais permearam suas noites. O comandante, em uma tentativa de restabelecer a ordem, confrontou a realidade da Mobilete Fantasma – e viu com seus próprios olhos a sua razão vacilar. Acuado pela pressão popular e pelo próprio medo, ordenou a remoção do posto imediatamente. Com isso, a normalidade retornou à Estrada do Coco, e a borracharia de Chico floresceu.

 

Ilustração Jones Carvalho
Ilustração | Jones Carvalho  



A verdade por trás da Mobilete Fantasma nunca foi desvendada. Alguns afirmavam que Seu Cerqueira, com seus poderes ocultos, protegia a comunidade. Outros acreditavam ser apenas uma peça magistralmente executada contra as autoridades. Mas, independentemente das crenças, a lenda da Mobilete Fantasma se entrelaçou com a história de Lauro de Freitas, permanecendo um mistério insondável, uma ponte entre o real e o fantástico, tecendo a tapeçaria do folclore local.




O livro de São Cipriano

 

Seu Cerqueira andava com o livro de São Cipriano debaixo do braço. O povo dizia que era o livro que dava poderes para ele...
 

         

 


O livro...

 

Quando criança eu ouvir falar sobre este famoso livro de "São Cipriano” e até hoje a obra faz parte do folclore brasileiro. Meu avô Jaime Nery me disse certa vez, que era um livro poderoso e cheio de força, mas que as pessoas não podiam ler. 


O livro de São Cipriano é mais uma das contribuições do Cristianismo místico e da herança moura que os portugueses trouxeram para o Brasil durante a colonização.

 

São Cipriano - livro

A obra "original”...


A edição mais antiga em português de que se tem notícia está na Biblioteca Nacional de Lisboa, publicado por volta de 1800. O livro seguiu sendo editado de forma manuscrita até o XVII, mesmo depois da invenção da prensa. 


Grimórios, como eram conhecidos, são livros de "magia" muito específicos nos quais o leitor é ensinado a conjurar espíritos e outros seres, além de trazerem receitas de feitiços para o amor, enriquecer e até fazer pactos.





 O conteúdo...


Em geral, São Cipriano segue a mesma linha de outros grimórios, como a Clavícula de Salomão, o Grand Grimoire e o Grimorium Verum. Compilados de magias para tudo o que preocupava a mente dos homens que viveram na mudança do feudalismo para o capitalismo: como ficar rico encontrando tesouros, como fazer qualquer mulher se apaixonar e como se curar de algumas doenças.


Na verdade não se sabe muito bem quem foram os primeiros autores. Existem nomes a partir do século XIX de pessoas que organizaram essas obras, traduziram para outros idiomas e fizeram estudos a partir delas.

 

 



Autor: 

Mistério da mobilete fantasma de Lauro de Freitas

Márcio Wesley 
Jornalista com MBA em Comunicação
e Semiótica na linguagem artística | Licenciatura em Artes 



"Mistério da Mobilete Fantasma de Lauro de Freitas" Reviewed by Márcio Wesley on dezembro 19, 2023 Rating: 5

4 comentários:

  1. Clóvis.

    Reparem como parece Tude Celestino. Gente de primeira qualidade.

    É Ipitanga... Santo Amaro do Ipitanga

    ResponderExcluir
  2. Fantástica história Márcio parabéns pelo seu trabalho...

    ResponderExcluir
  3. Lauro conta sua história... cultura e etc...

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.