Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

“Museu é fundamental" - Pola Ribeiro




Pola Ribeiro - Museu de arte moderna da Bahia
"Fico sempre atento nas atividades culturais de Lauro" | Pola Ribeiro



 

Meu papo é com o jornalista e cineasta Pola Ribeiro que tive o prazer de conhecer durante sua jornada na Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, especificamente na condução do projeto Universidade de Verão [2017]. A iniciativa foi um grande sucesso, promoveu o processo de construção de conhecimento através do desenvolvimento da cultura e da educação com a participação da sociedade, artistas, lideranças comunitárias, professores, estudantes, universidades, enfim, um projeto que deixou bons frutos. 



“Faço neste mês de agosto 65 anos, trabalhei a vida inteira na área cultural, de modo especial, com o audiovisual. Mas no início deste ano fui convidado para mais um desafio, dirigir o Museu de Arte Moderna da Bahia [MAM]”, ilustra Pola. O criativo amigo faz aniversário no mesmo dia que eu, somos de 30 agosto.     




Foto da internet | Solar do Unhão 

   


Minha relação com Lauro de Freitas é de toda uma vida, desde a época de Santo Amaro de Ipitanga. Passei muitos anos brincando na beira do Rio Joanes, na casa de minha irmã e adorava assistir filmes no cinema da Base Aérea. Enfim, tenho uma ligação muito próxima com este município. Sempre fui morador do centro de Salvador, mas dávamos uma boa e merecida escapada para Lauro.


 

 

Cultura ipitanguense...


 

Fico sempre atento nas atividades culturais do município, mas o momento determinante foi quando participei da produção da Universidade de Verão, um processo que o professor Paulo Gabriel que estava como secretário de educação de Lauro de Freitas, implementou no município. Foi um prazer poder trabalhar ao lado de tanta gente boa e conhecer de perto a efervescência cultural desta cidade. Chamo a atenção para a importância da professora Idaci Ferreira, que continua sua jornada na Secretaria municipal de Educação, uma pessoa que tenho uma grande admiração. Quero externar meu carinho para todos os colaboradores da educação de Lauro.    

 



A comunidade e os vereadores aprovaram a iniciativa de transformar o
 antigo prédio da Prefeitura no Museu Municipal 




Preservar a memória...

 


Em primeiro lugar quero te parabenizar Márcio e a todos que estão envolvidos neste trabalho de preservação da memória de Lauro de Freitas, de modo especial, aos historiadores Gildásio e Paranhos grandes guerreiros nesta luta. Parabéns por levantar esta importante bandeira na nossa querida e inesquecível Santo Amaro de Ipitanga.


Dando  voz  aos históricos e a fala para as pessoas. Isso é muito importante para que a cidade possa manter as complexidades do dia-a-dia e poder apontar para o futuro lembrando sempre do passado.  




O centro histórico de Lauro de Freitas precisa ser reformulado com equipamentos culturais  




Museu sim...

 


Não podemos achar que museu é lugar para guardar coisas velhas. Museu é um equipamento vivo que nos permite conviver com o passado e sermos provocados a refletir permanentemente sobre a construção da história.

 



É fundamental que Lauro de Freitas tenha um  museu! Preservar a memória e a identidade é de suma importância para que a comunidade possa entender o passado e discutir o futuro, tendo acesso a sua trajetória e o rico desenvolvimento artístico

 

  

 

É necessário preservar as manifestações e dados da cultura popular e às memórias das pessoas que fizeram parte da história. A ideia de resgate e preservação das tradições de uma cidade é de extrema importância. Estou à disposição e espero contribuir com o que eu puder, inclusive, na propagação desta iniciativa de um museu vivo e contemporâneo. Político, poético e atuante no município de Lauro de Freitas.                

 

  



  


Museu de Arte Moderna da Bahia...      

              

Como diretor do MAM eu tive que fazer um reposicionamento do meu olhar, estou tendo a oportunidade de trabalhar diretamente com as artes visuais e com a gestão de museu. Estou dedicado a cumprir as demandas postas, uma das mais importantes é sobre restauração. Quando eu topei o desafio de vir para o Museu de Arte Moderna da Bahia fiz questão de trazer comigo um curador.

 





É a primeira vez que a instituição além de um diretor, tem também, um curador, o Daniel Rangel, que já trabalhou em diversos museus aqui da Bahia e que neste momento está se aperfeiçoando, fazendo doutorado na USP (Universidade de São Paulo), inclusive, seu mestrado foi voltado para as questões das artes visuais. 

 

O MAM é ligado ao IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) ao lado de nove museus e juntos pensamos sobre o desenvolvimento de atividades ligadas aos museus em nosso estado, que é um território fantástico que precisa recuperar, registrar sua memória e colocar estes registros à disposição dos seus diversos públicos, para que todos possam desfrutar desta experiência com o passado e as questões da contemporaneidade. 




 

O MAM é um espaço de diálogo que possui um conjunto arquitetônico centenário, localizado em um lugar lindíssimo de Salvador, com um pôr do sol extraordinário, além de um acervo com mais de 1.500 peças que começou a ser constituído com a sua fundadora, Dona Lina Bo Bardi, uma arquiteta modernista ítalo-brasileira, naturalizada no Brasil após a II Guerra Mundial. 


Foi aqui em nosso país que ela constituiu boa parte de sua obra e só agora começa ser reconhecida na Europa, onde acabou de receber o Prêmio Leão de Ouro na Bienal de Veneza. Dona Lina nasceu em Roma no dia 5 de dezembro de 1914 e faleceu no dia 20 de março de 1992, em São Paulo. Após sua morte tornou-se referência em debates sobre cultura, meio-ambiente, patrimônio histórico e arquitetura.

    





 

As portas estão abertas...


 

Quero aproveitar a oportunidade para dialogar com os moradores de Lauro de Freitas e convidar a todos para que venham visitar o Solar do Unhão e ver de perto a beleza arquitetônica de 400 anos. Daqui saíram pessoas que passaram pela Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga até Açu da Torre, construindo coisas não tão boas e outras de desenvolvimento, mas tudo isso faz parte da nossa história.


 

Não precisa ser um pesquisador de artes, quem precisa estudar arte é que está organizando a exposição. O público precisa vir com as informações que tem, a escolaridade que tem e a idade que tem
     

 


O papel da cultura e das artes é fazer com que possamos ter uma experiência junto as obras de arte, para que cada um possa ter a sua impressão, sua relação com este momento e com estas obras. Portanto, venha nos visitar, mas observe os horários por conta da pandemia.        

 



Pola Ribeiro | Diretor do MAM | Juntos pela sala de arte  



     


   -------------------------------------------------------------------------------------------------


O Solar do Unhão é uma construção do século XVI banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis em Salvador. Criado em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves, entretanto foi apenas em 1963, que o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) teve o Solar como sua sede definitiva. A arquiteta italiana Lina Bo Bardi criou o projeto do MAM-BA com a intenção de um museu-escola para incentivar e expor a produção cultural da região Nordeste.



Maiores informações 


E-mail: ascom.mam@gmail.com

Website: http://www.jamnomam.com.br/mam

Twitter: https://www.twitter.com/bahiama

Facebook: https://www.facebook.com/solar.ma.5

Instagram: https://www.instagram.com/bahiamam

Horário de funcionamento: Ter a sex - 13h às 17h 

Endereço:  Av. Lafayete Coutinho, s/n (Av. Cotorno) - Comércio, Salvador - BA

Telefone: (71) 3117- 6132





Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista com MBA em Comunicação 
e Semiótica na linguagem artística


“Museu é fundamental" - Pola Ribeiro Reviewed by Márcio Wesley on agosto 25, 2021 Rating: 5

2 comentários:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.