Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Hugh Masekela, grande jazzista sul-africano

Hugh Masekela, trompetista, compositor e cantor sul-africano. A sua música retratou e retrata as lutas e dores, bem como as alegrias e paixões de seu país. Sua arte protestou contra o apartheid, a escravidão, ao governo e as dificuldades do seu povo.

Nascido em 4 de abril de 1939 é uma referência do jazz africano e mundial, começou a cantar e a tocar piano quando criança. Com 14 anos de idade, depois de ver o filme Young Man with a Horn (em que Kirk Douglas interpreta um personagem inspirado no cornetista de jazz norte-americano Bix Beiderbecke), Masekela passou a tocar trompete. Seu primeiro trompete foi dado pelo Arcebispo Trevor Huddleston, o capelão da St. Peter's Secondary School.

Hugh rapidamente dominou o instrumento, logo alguns de seus colegas de escola também se interessaram em tocar instrumentos, criando a Huddleston Jazz Band, a primeira orquestra juvenil da África do Sul. Em 1956, depois de liderar outros conjuntos, Masekela juntou-se ao African Jazz Revue. 
Fez sucesso nos Estados Unidos com o jazz pop "Up, Up and Away" (1967) e o seu hit número um "Grazing in the Grass" (1968), vendeu quatro milhões de cópias. Em 1984, Masekela lançou o álbum Techno Bush; desse disco, um single intitulado "Don't Go Lose It Baby" chegou ao segundo lugar, por duas semanas nas paradas de dança. Em 1987, seu sucesso "Bring Him Back Home" tornou-se um hino do movimento pela libertação de Nelson Mandela.
Em 2003, foi destaque no documentário Amandla. Em 2004, lançou sua autobiografia, Still Grazing: The Musical Journey of Hugh. Em 2010, Hugh Masekela foi destaque, com seu filho Selema Masekela, em uma série de vídeos na ESPN. A série, chamada de Umlando – Através do olhar de Meu Pai, foi ao ar em 10 partes durante a cobertura da Copa do Mundo na África do Sul.  A série focou nas viagens de Hugh e Selema pela África do Sul. Hugh levou seu filho para os lugares em que ele cresceu. 
Atualmete Masekela está envolvido em diversas iniciativas de carácter social, também é o diretor da The Lunchbox Fund, uma organização sem fins lucrativos que fornece uma refeição diária aos alunos das escolas municipais em Soweto. 

Assista Hugh Masekela 




Hugh Masekela, grande jazzista sul-africano Reviewed by Márcio Wesley on agosto 16, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.