Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

A música instrumental começa enraizar em Lauro de Freitas


A música instrumental tem o seu lugar, boa aceitação popular e valores interessantes na sociedade. Entre os músicos assumi um papel respeitável, fazendo com que os instrumentistas ousam boas musicas, se dediquem mais aos seus instrumentos, aprendam a importância da dinâmica e da improvisação, além de ampliar o conhecimento e o leque de repertório, executando temas com elevadíssimo grau de execução.

André Ventura produtor do Free Jazz

Lembro que o amigo e músico contrabaixista, André Ventura, produziu na Praça Martiniano Maia (Praça do Índio) o projeto Free Jazz, naquela época a música instrumental era vista pelos músicos da cidade como um lance “complicado” de se fazer, mas admirável.  A população dava sinais de aprovação ao estilo, eu particularmente adorava.

Projeto Jam na Concha 

Em 2015 o pianista Luciano Pinto e o trompetista Gilberto dos Santos ressuscitaram a iniciativa (música instrumental) com o projeto Jam na Concha, que acontecia semanalmente na Concha Acústica Roger Batera, centro, nas quartas, das 18h às 20h (o projeto está em recesso por conta do carnaval). O resultado foi positivo, chegando num momento importante onde os músicos já apresentavam um amadurecimento (no meu caso) não apenas para curtir o som, mas, principalmente, para tocar o estilo instrumental, ou melhor, o jazz brasileiro laurofreitense.

Instrumental com a família Koringa 

No mesmo ano a família mais musical de Lauro de Freitas, “Os Koringas”, começaram um projeto de música instrumental na mesma praça onde tudo começou (Free Jazz) e todas as quintas-feiras eles se apresentam das 16h às 18h, a turma também está de férias e só retornam depois do carnaval .       

E assim segue os projetos instrumentais pela cidade, a exemplo do Música na Calçada, que acontece na Praia de Ipitanga, nos finais de semana de janeiro (domingos, das 16h às 18h), com o objetivo de manter acessa a chama até a moçada voltar das férias, risos.

Música na calçada na Praia de Ipitanga

A música instrumental ainda vive um momento de experimentação e cada vez mais cativando o público nas apresentações. No caso do Música na Calçada, virou uma celebração de músicos e de nossas famílias, pois quando nos encontramos é uma festa com nossos filhos brincado ao redor (correndo), nossas esposas e familiares conversando, todos interagindo, tendo como pano de fundo a música....             


A música instrumental começa enraizar em Lauro de Freitas Reviewed by Márcio Wesley on janeiro 19, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.