Lauro de Freitas precisa assumir sua história
Por Márcio Wesley
A história de uma cidade não se sustenta apenas sobre prédios e avenidas. Ela vive na memória do seu povo, nos registros, nas tradições e nas vozes que atravessam gerações.
É por isso que, mais uma vez, faço este apelo público: Lauro de Freitas precisa adotar políticas estruturantes e permanentes de preservação da sua memória histórica e cultural.
Há anos acompanhamos o esvaziamento de ações concretas voltadas a essa pauta. Mesmo com inúmeras reuniões já realizadas com gestores da atual administração, e embora exista neles o reconhecimento da importância do tema, o fato é que nada de palpável foi implementado até agora.
É visível que a falta de uma equipe técnica preparada e a ausência de prioridade no planejamento municipal são entraves sérios.
Mas o tempo está passando, e a omissão pode custar caro para as futuras gerações. Não se preserva o que não se conhece, e não se respeita o que se deixa apagar.
Estamos há quase um ano de gestão e Lauro de Freitas ainda não tem um núcleo ou departamento voltado ao patrimônio histórico e cultural.
Isso causa estranhamento, sobretudo em um governo liderado por dois filhos da terra, Débora e Mateus, que conhecem de perto a importância de resgatar e valorizar a história da cidade que os viu prosperar na política.
A criação desse núcleo não é um capricho ou uma formalidade burocrática, é uma urgência. É o primeiro passo para organizar arquivos, restaurar documentos, valorizar a produção cultural local e garantir que as escolas e espaços públicos sejam também lugares de memória e pertencimento.
Governar olhando apenas para o horizonte é correr o risco de esquecer o solo onde pisamos. É hora de agir com firmeza e sensibilidade, de respeitar e preservar o legado da nossa gente.
Lauro de Freitas precisa, definitivamente, olhar para dentro de si e reconhecer que a história é o seu bem mais precioso.
-----------------------------------------------------------------------
Márcio Wesley | DRT/BA 5469 | Jornalista | MBA em comunicação | Licenciado em Artes | Instagram @marciowesleycnery
Lauro de Freitas precisa assumir sua história
Reviewed by Márcio Wesley
on
outubro 23, 2025
Rating:
Reviewed by Márcio Wesley
on
outubro 23, 2025
Rating:













Infelizmente essa é a triste história, entra gestão, sai gestão e o descaso com a história de Lauro de Freitas continua sendo a mesma.
ResponderExcluirÉ uma luta
ResponderExcluir