Como surgiu a campanha "Museu já Lauro de Freitas"
Por Márcio Wesley
O Museu Municipal de Lauro de Freitas é o resultado de um esforço coletivo para preservar e valorizar a rica história e a cultura de nossa cidade. Desde o início, a contribuição de pessoas como dos estimados professores Gildásio Freitas e Emanuel Paranhos foi fundamental.
Ambos se dedicaram incansavelmente à pesquisa histórica e à documentação do nosso patrimônio cultural, proporcionando uma base sólida para o projeto do museu.
Na esfera política, a ex-vereadora e então presidente da Câmara Municipal, Naide Brito, desempenhou um papel crucial. Foi ela quem garantiu que a construção do museu fosse incluída no pacote de obras financiadas pelo empréstimo de R$ 25 milhões, que também foi destinado às obras da Orla de Ipitanga e à nova sede da Câmara Municipal.
Naide se sensibilizou com a campanha lançada por mim, e abraçou a causa, atuando de forma decisiva para que o projeto do museu avançasse.
Foi em 2022 que intensifiquei meus esforços para dar visibilidade a esse projeto tão importante para a cidade. Realizei entrevistas com pesquisadores, museólogos e demais profissionais da área, organizei encontros com políticos e comunidade.
Fiz diversas pesquisas de campo em museus de Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Alagoas e Salvador. Todo esse trabalho culminou na criação da campanha #MuseujáLaurodeFreitas, que gerou ainda mais mobilização e apoio.
Além do vereador Loxa, a campanha contou com o apoio de outros ex-vereadores, como Edvaldo Palhaço, Aline Oliveira e a vereadora Luciana Tavares, entre outros parlamentares, que se uniram à causa e deram visibilidade à importância do museu para a cidade.
Agora, com grande expectativa, aguardamos que a gestão atual dê continuidade ao projeto e finalize a construção do museu.
Recentemente, participei de algumas reuniões com o pessoal da Secretaria de Turismo de Lauro, ao lado do diretor de turismo Faber Vieira, do subsecretário da pasta, Gervásio Lopes e Luana Vitorino, secretária de Turismo.
Além disso, tive contato telefônico com Tabajara, subsecretário da pasta de Cultura, e conversas presenciais com o atual diretor de Cultura, Deivison, e o secretário de Cultura, Mateus Reis, rapidamente, durante a festa do padroeiro da cidade.
Todos demonstraram cientes da importância do Museu Municipal e dispostos a seguir com o projeto.
Apresentei também uma sugestão de nome para o museu: Museu da Gente Ipitanguense, como uma maneira de reforçar o pertencimento e a identidade do nosso povo, mas isso é apenas uma ideia inicial.
O museu, sem dúvida, é uma construção coletiva, um reflexo do trabalho e do empenho de muitos que se uniram em prol da preservação da nossa história. Seguimos juntos nessa caminhada pela valorização da memória de Lauro de Freitas.
-------------------------------------------------------------
Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista - bacharelado | MBA em Comunicação | Licenciado em Artes
www.blogdomarciowesley.com.br
Como surgiu a campanha "Museu já Lauro de Freitas"
Reviewed by Márcio Wesley
on
fevereiro 14, 2025
Rating:

Parabéns Marcio, A construção de um museu no município não é apenas um investimento em cultura, mas um compromisso com a memória, a educação e o desenvolvimento da comunidade. Ele será um símbolo da união entre passado, presente e futuro, celebrando as histórias e conquistas das pessoas que fazem deste lugar um espaço único. Que todos possam sentir-se representados e inspirados ao visitar esse local, compreendendo que cada indivíduo é parte fundamental da construção da nossa identidade coletiva.
ResponderExcluir