Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Débora Fontes - "a vida respira arte, viver é arte"...



 

Débora Fontes

 Cheguei em Lauro de Freitas em 1981, o que me atraiu foi a qualidade de vida e a oportunidade de implantarmos uma escola  



O nosso papo é com uma ilustre amiga da comunidade cultural de nossa cidade. Como falamos por aqui, uma mulher retada! Ambientalista, defensora dos povos originais, educadora e uma talentosa artista plástica que o mestre Calazans assim definiu: “uma arte cheia de vida e visceral que ultrapassa as telas”.  


Estou falando da nossa querida Débora Fontes, que desde 1981, reside em Lauro de Freiras ao lado do marido, filhos e netos. Encontrou na terra ipitanguense a conexão que procurava no segmento educacional, cultural e social. Débora é formada em educação artística pela Universidade Católica da Bahia, pós-graduada em neuropsicopedagogia e doutora em educação.



Débora Fontes
          

Comecei na arte aos 7 anos com meu pai Antônio Palmeira, advogado, poeta e artista visual inspirador 
 


Uma artista alvoraçada, cheia de projetos bacanas e inúmeras exposições em andamento, suas pinturas retratam a realidade com firmeza, cores e vida. Particularmente sou fã de suas obras, na casa de meus pais tem uma belíssima tela que ela pintou em homenagem a Duzinho Nery, meu saudoso irmão. 


Suas pinturas inspiradas nos índios são revigorantes, tem ainda, uma exposição sobre a Paixão de Cristo de Lauro de Freitas, exposta em Portugal. E agora em abril, segue uma vernissage em homenagem a Santa Dulce dos Pobres, com o título, “Ame simplesmente, porque nada nem ninguém pode acabar com um amor sem explicação”. Será no dia 12 de abril, a partir das 18h, no foyer do Teatro Duzinho Nery, centro de Lauro de Freitas. 





Débora Fontes

  


Arte nas escolas


O ensino de artes visuais fomenta a ampliação da aquisição de conhecimentos e potencialidades por parte do aluno. Através da arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos, ideias e ampliar sua relação com o mundo ao seu redor.


A importância de se trabalhar com as artes visuais na rotina escolar com desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem, contribui para a caracterização das diferentes linguagens no processo de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das emoções e na estrutura educacional não só com a arte, mas com outras disciplinas como português, história,  matemática e dentre outras.


A vida respira arte, viver é arte, educação e cultura devem andar de mãos dadas!  Na educação a arte contribui para o desenvolvimento cognitivo, favorecendo o aprendizado através do lúdico-pedagógico, onde são trabalhados valores morais, éticos e estéticos, que visam despertar e expandir a criatividade do educando, focando na formação cidadã.




Débora Fontes


A vida respira arte, viver é arte, educação e cultura devem andar de mãos dadas...




Projetos culturais comunitários


arte como linguagem universal é um meio de expressarmos sentimentos, percepções e sensibilidades inerentes ao ser humano. Possibilitando olhares diferenciados sobre a realidade e agindo como importante vetor para o crescimento pessoal, educativo e profissional. 




Viver de arte no Brasil?


Infelizmente não dá! Vivo como professora de ensino médio, professora da Plataforma Freire (UNEB) e gestora escolar. Ainda assim, a cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento. Valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. A cultura é importante na formação pessoal, moral, intelectual e no desenvolvimento da capacidade de relacionar-se com o próximo. 




Débora Fontes

A importância de se trabalhar com as artes visuais na rotina escolar com desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem, contribui para a caracterização das diferentes linguagens no processo de aprendizagem





Identidade cultural


Lauro de Freitas é uma referência nacional em relação às manifestações de matriz africana. No município estão registrados cerca de 400 terreiros de candomblé e uma das maiores concentrações de praticantes de capoeira. É uma das cidades com maior número de habitantes afrodescendentes e indígena, através da reserva Thá-fene, que recebe alunos de Lauro e Salvador. A aldeia acolhe indígenas que compartilham a reserva com o objetivo de estudar (nas faculdades da região) e depois de formados retornam para suas aldeias como professores e gestores escolares.  



Paixão de Cristo foi linda   


Um espetáculo belíssimo que retrata através da fé e da multiculturalidade o sofrimento de Jesus para salvar todos que acreditam no seu sacrifício na cruz. A Paixão de Cristo realizada na Praça da Matriz, centro de Lauro de Freitas, revela com pluralidade os ensinamentos de Cristo, seus milagres e a trama em torno de sua crucificação, morte, sepultamento e ressurreição.  


Jesus suportou a dor, a vergonha, a solidão e a traição. Aguentando o peso do nosso pecado! Cristo era o único que não merecia morrer, mas era também o único que poderia nos salvar. O espetáculo que foi iniciado por nosso Duzinho Nery, em 1999, segue brilhando através da sua família, amigos e a comunidade, tendo Alazinho na direção e atuando impecavelmente.



Paixão de Cristo de Lauro de Freitas

Fiquei muito feliz e emocionada ao ver o legado de Duzinho fluindo com beleza, arte, competência e fé. Os atores negros foi um marco importante, mudando definitivamente os antigos olhos azuis



Fiquei muito feliz e emocionada ao ver o legado de Duzinho fluindo com beleza, arte, competência e fé. Mostrando que o bem sempre prevalece e a ressurreição de Jesus enche-nos de esperança para continuarmos a jornada da vida. Os atores negros foi um marco importante, mudando definitivamente os antigos olhos azuis.


O espetáculo veio para nos lembrar que este mundo foi feito para o amor e o perdão. Essa visão pode nos inspirar para imaginarmos uma nova vida, uma sociedade harmoniosa, cuidadosa e compassiva, especialmente para com as pessoas que mais esperam ajuda do próximo. 


O interessante é que a cada ano a Paixão se apresenta com um novo olhar, sobre o mesmo tema. Porém, com mensagens e reflexões contemporâneas que nos emociona e arranca aplausos. Realmente um momento especial de renascimento de Cristo como Salvador e de renovação da nossa fé.



Paixão de Cristo em Portugal 


Em Braga, Portugal, está exposta uma exposição inspirada na Paixão de Cristo de Lauro de Fretas, que eu pintei em homenagem a Duzinho Nery e a este espetáculo comunitário que é um verdadeiro patrimônio cultural de nossa cidade. 


Por estar na plateia por várias edições, senti a necessidade de pintar a Paixão de Cristo em aquarela. A inspiração desta exposição foi alavancada pelo próprio Duzinho. Acreditei que deveríamos perpetuar os atores, a exemplo do músico Jaldo Lopes, que foi um dos que interpretou Cristo nas primeiras edições, além de outros artistas que passaram por esta encenação teatral a céu aberto surpreendente.

      

Tenho a intensão de levar Márcio Wesley e Alan Nery (irmãos do ator e diretor Duzinho Nery, que faleceu em 2020), além de um pequeno grupo de artistas: atores, poetas e músicos de Lauro de Freitas para Portugal, com o objetivo de realizarmos um intercâmbio e visitarmos a exposição. 



Débora Fontes
 Débora Fontes com a pintura alusiva a campanha Teatro Duzinho Nery  


O que representa Duzinho Nery para a cultura de Lauro de Freitas? Pura diversidade cultural, alegria, teatro e poesia. Ele apresentou a nossa sociedade a liberdade de expressão



Duzinho sempre valorizou os artistas!


Meu desenho já foi capa do folder da Paixão de Cristo e de panfletos em anos anteriores. Duzinho sempre me valorizou, ele sempre protegeu os artistas da cidade com seu olhar carinhoso e cultural. Agora é hora de fazermos o mesmo por ele. 


Precisamos manter seu legado vivo, Duzinho foi um dos maiores artistas que eu conheci, um apaixonado pela cultura laurofreitense, dedicado ao teatro, vivia o teatro como ninguém. Escreveu peças, produziu festivais e representou o nosso município pelo Brasil a fora, sendo premiado em vários festivais nacionais. Viva a Duzinho!   



Considerações finais 


Gostaria que todos os munícipes deem as mãos aos projetos culturais, pois, através das artes podemos atingir objetivos grandiosos. A arte educa e oferece inúmeras possibilidades. Precisamos incluir a cultura em todos os projetos sociais existentes em Lauro de Freitas, atingir a população que está à margem da sociedade, dos recursos e dos projetos ligados a cultura. 


É necessário darmos aos cidadãos seus direitos, voz e vez. Fazer com que todos os agentes culturais possam usufruir de seus direitos através de editais  permanentes de cultura, capacitação e projetos educacionais para que todos possam se reciclar estudando. Essa é a melhor fonte para conquistarmos a liberdade e abrir os olhos para o horizonte! 



 ----------------------------------------------

Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista com MBA em Comunicação
e Semiótica na linguagem artística | 
Licenciatura em Artes Visuais



Débora Fontes - "a vida respira arte, viver é arte"... Reviewed by Márcio Wesley on abril 10, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.