Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Não podemos perder crianças para marginalidade!






Professora Angela Bispo idealizadora do Grupo Avivamento GIN
 campeão do torneio Tapete Mágico 2021    


  

 

 

O nosso papo é com a professora e líder comunitária Angela Bispo, 33 anos, formada em Educação Física, Fisioterapia e com especialização em Ginástica Rítmica. Angela é uma referência e uma inspiração a ser seguida. Carregando otimismo nos olhos e a energia cultural na alma. A sua missão é compartilhar cultura e esporte com crianças e jovens de nossa cidade. “Partilhar o que aprendemos é o que devemos fazer”, conta com simplicidade a idealizadora do grupo Avivamento Gin.



Angela participou da encenação da Paixão de Cristo
de Lauro de Freitas um espetáculo multicultural  




Conheci Angela quando ela era adolescente. Sempre dedicada, comunicativa e apaixonada pela ginástica rítmica. Foi durante um dos ensaios da encenação da Paixão de Cristo, na praça da Matriz, que perguntei se ela estava estudando e a resposta foi direta. “A escola e a dança precisam andar de mãos dadas”. Anos se passaram e na correria da vida nunca mais nos topamos.

 


Eu estava participando de uma reunião com colegas do Núcleo de Arte Educação da Secretaria municipal de Educação de Lauro de Freitas, falando sobre a importância das artes. De repente uma jovem olhou para mim e disse: “Márcio, eu sou Angela!”.  Estávamos todos usando máscaras e acabei fazendo uma cara de interrogação. A professora gentilmente me recordou quem ela era, supresso, fiquei muito feliz em revê-la.

 



Angela também fez parte do Grupo Cultural Bambolê 
 um exemplo de projeto social em Lauro de Freitas 




Quando acabou a reunião ela me contou sua história, fiquei encantado e resolvi repartir com os leitores do nosso blog. Angela é um sinal de persistência e conquistas através de projetos socioculturais na formação de crianças e jovens da sua comunidade. 

     

A paixão pela dança não surgiu por acaso, foi através de projetos implantados pela gestão municipal que  despertou o entusiasmo pela ginástica rítmica.

 

 




Precisamos ocupar a mente de nossas crianças com projetos culturais e esportivos. Não podemos deixa-las soltas por aí. Devemos mostrar alternativas para que elas não sejam seduzidas pela marginalidade   



 

Aos 10 anos


 

Comecei minha jornada num projeto chamado Futuro Campeão, desenvolvido pela prefeitura na época, que oferecia aulas de ginástica rítmica gratuitas no Ginásio de Esportes. Quando completei quinze anos o projeto foi interrompido. Infelizmente não levaram adiante! Faço questão de salientar que projetos como este abrem portas para muita gente, são importantes para nossas crianças e jovens ocuparem suas mentes com coisas positivas. 


Mesmo assim, continuei participando de pequenos grupos. Aos vinte anos entrei para faculdade e fui estudar Educação Física para entender o funcionamento e os movimentos do corpo humano. 

 



Grupo Avivamento Gin na Base Comunitária
 Fonte da Vida em Vila Mar 




Na comunidade

 

Em 2009 iniciei na Unime um projeto de aulas de ginástica rítmica particulares e gratuitas para crianças e jovens. Todos juntos no mesmo grupo e sem distinção de quem pagava ou não.  Elas não sabiam quem pagava ou quem era bolsista. Todos nós somos iguais e as crianças em si não tem essa malícia. O projeto cresceu e ficamos sem espaço para atender todos os participantes. Daí procurei Uilson Souza (secretário municipal de esportes) para que pudesse nos ceder o Ginásio de Esportes, pois lá daria para agregar todos os alunos.

 

Ficamos no ginásio por três anos, de 2017 a 2019, atendendo mais de 150 crianças e jovens. Vale ressaltar que o projeto não tinha vínculo com a prefeitura, só nos liberaram o ginásio, entretanto sou grata por isso. Interrompemos as aulas no ginásio por causa da pandemia. 



                                     

Na vida devemos passar adiante o  que aprendemos. No universo somos caxeiros-viajantes. Estamos de passagem e o que deixamos são os bons exemplos

 

 



Apresentação de uma criança durante um ensaio 
no projeto comunitário em Vila Mar   





Avivamento...

 


Avivamento Gin é o nome do nosso projeto que significa transformação de vidas. Acredito que ofertar iniciativas artísticas e esportivas para nossas crianças é algo imensamente necessário, sobretudo nas comunidades mais humildes. Não podemos permitir que os talentos sejam sufocados pela falta de projetos. As pessoas precisam da gente e nós temos que fazer algo neste sentido, sobretudo agora diante da pandemia, onde a esperança é a fonte de contentamento para todos nós. 



Pandemia...



Na pandemia não paramos e seguimos com aulas on-line e quando o quadro foi melhorando reiniciamos presencialmente obedecendo os protocolos de saúde aqui na Base Comunitária Fonte da Vida em Vila Mar.

 

 





Acesso a arte...   

                   

Na cabecinha delas o acesso para a ginástica rítmica era apenas para quem tinha condições financeiras. Portanto, o nosso papel é garantir que as crianças possam participar desses movimentos e projetos.    

 

 


Tapete mágico...  

 


No mês de julho participamos do torneio Tapete Mágico, promovido pela Federação Baiana de Ginástica, que aconteceu na Arena Esportiva do Shopping Bela Vista. Levamos cerca de 80 crianças do nosso projeto social e 47 de nossas aulas particulares. O resultado foi muito gratificante. 


Para nossa alegria as crianças do Avivamento Gin que participam aqui na Base Comunitária Fonte da Vida foram as campeãs e as que participam de nossas aulas particulares ficaram em segundo lugar.

 

O reconhecimento e as premiações são importantes para a autoestima da nossa comunidade. Muitas crianças participaram pela primeira vez de um evento como este e para mim o maior prêmio foi poder ver estampada a felicidade nos olhos de cada uma delas. Isso é emocionante, certificando que estamos no caminho certo, apesar dos obstáculos.    





Recebi muitos áudios de mães 
agradecendo e falando da importância deste projeto nas vidas delas       

 

 

Sonho...


Meu sonho é ver futuramente meus alunos encaminhados na vida!

 


Tristeza...


Constatar que ainda temos muitas crianças e jovens sendo seduzidas pelo crime organizado...

 


A Base Comunitária atende crianças e jovens de Vila Mar com reforço escolar, aulas de informática,
 artes, ginástica rítmica e muito mais 
 





Considerações...  

 


Agradecer a Deus pela  força que nos dá  para  continuarmos a missão. Sem a luz divina este trabalho não seria possível. E pedir para que todas as famílias possam incentivar suas crianças a entrarem em projetos sociais como o nosso. A família e a escola são a base da transformação que queremos em nossa cidade.   








Márcio Wesley | DRT/BA 5469
Jornalista com MBA em Comunicação
e Semiótica na linguagem artística
Não podemos perder crianças para marginalidade! Reviewed by Márcio Wesley on setembro 19, 2021 Rating: 5

Um comentário:

  1. Parabéns para essa pessoa Maravilhosa , que sempre incentiva nossas crianças a ser melhor , a ser alguém na vida dando oportunidade a cada uma delas e mostrar seu potencial ... Parabéns Prö Ângela Sucesso !!!

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.