Saltadores de Ipitanga: mortais, capoeira e acrobacias
Por Márcio Wesley
Os Saltadores de Ipitanga foi fundado em 28 de novembro de 2018, pelo agente cultural Adriano Sales Fiaes, o nosso Contramestre Didico. O grupo ganhou destaque durante as apresentações culturais realizadas no município. E por onde passam as acrobacias e os saltos mortais chamam a atenção de todos. “A ideia do projeto surgiu durante a realização do evento Agito e Ação Cultural que aconteceu no Cine Teatro de Lauro de Freitas”, lembra o capoeirista. Eu estava lá neste dia e fiquei impressionado com a desenvoltura dele e dos seus alunos que deram um show à parte, arrebatando a plateia durante o evento.
Começo...
Naquela época eu contava com o apoio de dois alunos, os irmãos gêmeos Alexandre e Alex que participaram comigo na apresentação no Cine Teatro e, após o evento, tive a ideia de criar um grupo cultural, folclórico e acrobático, nascendo assim os 'Saltadores de Ipitanga', em homenagem a nossa cidade, que no passado se chamava Santo Amaro de Ipitanga.
Estreia...
Foi exatamente em 22 de setembro de 2019 que aconteceu nossa primeira apresentação oficial, no evento “Arena Comunidade Circo Show“,
na praça da Matriz. Participamos também da Lavagem do Caranguejo em Itinga e da
Festa do Padroeiro de Santo Amaro de Ipitanga, aqui no centro, onde proporcionamos
ao público um espetáculo de alto nível e com técnicas elaboradas, tendo até a participação
da prefeita Moema Gramacho durante a apresentação. O nosso último evento ocorreu
no dia 4 de fevereiro de 2020 (antes da pandemia), no concurso do Rei Momo e da
Rainha do Carnaval. Para este evento preparamos um espetáculo super divertido com
saltos, obstáculos e a interação com o público presente.
A pandemia...
Almejo que passe logo para que possamos voltar a fazer o que mais gostamos nesta vida, que é levar alegria e entretenimento para nossa gente. Com fé em Deus, assim que tudo isso passar, vamos realizar uma audição infantil para as crianças de nossas comunidades.
Inspirações
As minhas referências são os mestres de capoeira Ping Pong e Rudson, que faziam belíssimas apresentações com a banda Terra Samba. Fiz parte de uma companhia folclórica que se apresentava em hotéis e resorts da Bahia, inclusive em Costa do Sauipe. Vivo grato por ter realizado um sonho, nunca imaginei que teria o um grupo cultural.
Agradecimentos
A Deus por permitir a possibilidade de ser capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Símbolo de resistência e de formação cultural que mistura tradições, esporte, dança, luta, diversão e valores sociais. Aos meus mestres, comunidade, alunos e amigos que fazem parte do grupo Saltadores de Ipitanga, obrigado a todos por tudo.
Redes
Sociais
Facebook | Adriano Sales Fiaes
Instagram | @didicocapoeira
Celular | WhatsApp: (71) 9126-6183
Márcio Wesley | DRT/BA 5469

Nenhum comentário: