Top Ad unit 728 × 90

 


Últimas notícias

recent

Músico empreendedor de olho na economia criativa

A economia criativa é um mercado que está em plena expansão e nós ativistas culturais precisamos entender esse filão e tornar a carreira num negócio rentável. Música também é um trabalho que requer compromisso, dedicação e investimento não só em instrumentos, ensaios, gravações, estudos, etc.

Precisamos ficar atentos ao marketing de carreira, ao empreendedorismo da gestão artística. O fato é que nós músicos ou artistas de modo geral, devemos olhar o outro lado da moeda, não apenas com a qualificação da arte, que não é pouca coisa. Mas unir os dois lados, o lúdico e o empreendedorismo. A arte e o planejamento (marketing) precisam caminhar de mãos dadas.   


Saber o que vai fazer com o produto, ter noção de público alvo e identificar onde este público estar é fundamental. Portanto, "vender" a nossa arte é um fator de sobrevivência, literalmente. Não podemos esquecer que fazer cultura também é trabalho. E isso não tem nada haver com o modismo musical, em muitos casos, pode até funcionar fazer algo parecido (com o que é sucesso no momento), mas o empreendedorismo estará entrelaçado para que o trabalho possa ser "vendido", consumido pelo público.       

O que não pode acontecer é ficarmos sem saber o que fazer na hora de escoar a produção, fica mais difícil encarar a música como profissão se não sabe como empreender. A administração da carreira, mesmo para quem faz voz e violão ou é um musico instrumentista, precisa de gerenciamento e atenção especial na lista de contatos, saber vender shows, fazer publicidade nas redes sociais, ter conteúdo (no youtube e musicas disponíveis na internet). Pois nem sempre teremos a sorte de encontrar um bom produtor que faça esse serviço "burocrático".  


É preciso acreditar no trabalho, saber planejar, divulgar e vender. Com as redes sociais as coisas ficaram mais fáceis para fazer valer a comunicação. Prospectar sempre com o intuito de gerar lugares para tocar, cativar público, gerar receita e parcerias com pessoas e ou empresas que possam agregar valor ao seu trabalho. 

Vamos empreender? Não espere acontecer, faça acontecer!    
       


Músico empreendedor de olho na economia criativa Reviewed by Márcio Wesley on fevereiro 19, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados Blog do Márcio Wesley © 2021
Desenvolvido por Agencia 16

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.